O deputado federal Edson Giroto (PMDB/MS) solicitou mais de R$ 8,1 milhões ao presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Gilson de Carvalho Queiroz Filho, nesta terça-feira (29), para obras de saneamento básico em 29 cidades de Mato Grosso do Sul.
“São recursos para dois consórcios (CONISUL e CIDEMA) e outros 12 municípios do Estado que já cadastraram suas propostas no Sistema de Convênios do Governo Federal (SICONV). Agora, é necessário a FUNASA liberar o dinheiro, por isso fui até lá explicar a necessidade deste investimento em cada uma das cidades”, afirmou Giroto.
Os municípios do CONISUL (Consórcio Intermunicipal do Cone Sul) a serem beneficiados são sete: Amambai, Aral Moreira, Eldorado, Mundo Novo, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.
Já as cidades de Anastácio, Bonito, Camapuã, Caracol, Corguinho, Guia Lopes, Jaraguari, Maracaju, Miranda e Porto Murtinho compõem o CIDEMA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa).
Também foram solicitados recursos para obras de saneamento básico em Ladário, Bataguassu, Rio Verde, Sonora, Alcinópolis, Bodoquena, Douradina, Antônio João, Juti, Fátima do Sul, Pedro Gomes e Bandeirantes.