Campo Grande 00:00:00 Domingo, 26 de Julho de 2026


Política Segunda-feira, 27 de Outubro de 2014, 17:11 - A | A

Segunda-feira, 27 de Outubro de 2014, 17h:11 - A | A

Fábio Trad considera falha do Ibope como vergonha e grosseira

Luciana Recio - Capital News (capitalnews.com.br)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) criticou o Ibope pelo erro da pesquisa divulgada no último sábado (25), véspera do segundo turno da eleição, que apontou vitória do candidato Delcídio do Amaral com 51% dos votos, contra Reinaldo Azambuja que teria 49%, considerando apenas os votos válidos, ou seja, sem contar brancos, nulos e indecisos.

“Ibope falhou vergonhosa e grosseiramente em MS ao apontar 1% pró Delcídio. Reinaldo venceu com 11%. Vergonha!”, afirmou Fábio Trad, através de sua página no twitter.

Depois da apuração, o deputado federal tucano obteve 741.516 votos, representando 55,34% dos votos válidos, contra 598.461 votos, o equivalente a 44,66% para o senador petista Delcídio do Amaral. A diferença foi de exatos 10,68 pontos percentuais a favor do governador eleito Reinaldo Azambuja.

Na pesquisa do Ibope divulgada no sábado, com margem de erro de três (3) pontos percentuais, para mais ou para menos, o que demonstra o absurdo equívoco do instituto de pesquisa mais famoso do País. Encomendada pela TV Morena, a pesquisa foi realizada de 22 a 24 de outubro e teriam sido entrevistadas 812 pessoas, sendo registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) sob o número MS-0079/2014.

As outras pesquisas eleitorais divulgadas nessa mesma semana apontavam Reinaldo Azambuja na frente de Delcídio, com ampla margem. Pesquisa da Vale Consultoria e Assessoria Ltda, feita a pedido do SBT MS e divulgada na quinta-feira (23), mostrou o candidato do PSDB com 15 pontos de vantagem sobre o do PT. Reinaldo obteve nela 52,12% das intenções de voto, contra 37,06% de Delcídio. A pesquisa ouviu 1.700 eleitores entre os dias 18 e 22 em 17 municípios.

Três dias antes, foi divulgada pesquisa do IPEMS (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul), a que revelou resultado mais próximo do que saiu das urnas no domingo (26). No dia 20 de outubro, segundo o IPEMS, Reinaldo liderava a corrida eleitoral com 53,61% dos votos válidos. Já Delcídio aparecia com 46,39%. A pesquisa ouviu 850 cidadãos de 32 municípios, no período de 14 a 17 de outubro, sendo registrada no TRE/MS sob o número MS-00069/2014.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS