Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2016, 18:36 - A | A

Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2016, 18h:36 - A | A

Quebra de decoro

Delcídio apresenta defesa prévia no Conselho de Ética

Relator terá até cinco dias úteis, a contar desta quarta (24), para apresentar relatório preliminar sobre caso

Gilmar Lisboa
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Delcídio do Amaral

Delcídio: defesa protocolada no Conselho de Ética

O relator do processo de Delcídio do Amaral (PT-MS) no Conselho de Ética do Senado, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), informou nesta terça-feira (23) que recebeu a defesa prévia do ex-líder do governo na Casa.


Ao G1, Ataídes contou que, após o recebimento da defesa prévia, ele terá até cinco dias úteis, a contar desta quarta (24), para apresentar o relatório preliminar pela continuidade, ou não, do processo que analisa se Delcídio quebrou o decoro parlamentar.


Delcídio esteve preso preventivamente desde novembro de 2015, acusado de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. Na sexta-feira passada, o STF decidiu revogar a prisão do senador, que ficou quase três meses afastado do Senado.


O G1 ressalta que após a apresentação do relatório preliminar, o colegiado terá outros cinco dias úteis para apreciar o parecer do relator.


Depois da prisão de Delcídio, Rede e PPS apresentaram, em dezembro, representação no Conselho de Ética contra ele, que pode resultar em punições que vão de censura à cassação do mandato, ressalta o G1.


Ataídes de Oliveira também disse, segundo o site carioca, que foi notificado da representação da defesa de Delcídio que pede a impugnação da sua permanência da relatoria do processo.


Na semana passada, quando os advogados do ex-líder do governo no Senado protocolaram a defesa prévia, também foi solicitada a substituição do relator Ataídes de Oliveira. A defesa alega que, por ser do PSDB -- um partido de oposição --, Ataídes não teria isenção suficiente para permanecer no cargo, assinala o site.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS