Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025


Política Segunda-feira, 03 de Junho de 2013, 08:51 - A | A

Segunda-feira, 03 de Junho de 2013, 08h:51 - A | A

CPI da Saúde ouve novo diretor do HU

Alessandro Perin - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde da Câmara Municipal ouve na manhã de hoje o depoimento do novo diretor do Hospital Universitário de Campo Grande Claudio Wanderley Luz Saab. Os vereadores querem saber do novo administrador do HU quais eram as reais condições do hospital quando ele assumiu a unidade, no dia 27 deste mês.

A oitiva faz parte da investigação dos vereadores que apura irregularidades ocorridas no Hospital do Câncer e no Hospital Universitário. Na última quarta-feira os vereadores ouviram o depoimento do ex-diretor do HU, José Carlos Dorsa. O Hospital do Câncer e o Hospital Universitário de Campo foram alvos das ações da Polícia Federal, durante a Operação Sangue Frio, realizada no dia 19 do mês passado.

De acordo com a corporação, 19 mandados de busca e apreensão e quatro ordens judiciais de afastamento de funções foram cumpridos durante todo o dia. Além dos hospitais, empresas com contratos firmados com hospital público, casas, escritórios de contabilidade e uma empresa do diretor de um hospital também serão vistoriadas em cumprimento à determinação da Justiça.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações começaram em março de 2012 com objetivo de investigar os serviços oferecidos pelo setor de radioterapia. Conforme a polícia, há algum tempo, o atendimento era prestado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) apenas pelo setor privado.

Ainda segundo a polícia, as investigações revelaram que o esquema tinha o objetivo de direcionar licitações e contratações, superfaturar serviços e pagar propinas. A coincidência que mais chamou a atenção na ocasião foi o fato do médico Adalberto Abrão Siufi, chefe do serviço de oncologia do HU e supervisor do Programa de Residência Médica em Cancerologia Cirúrgica da UFMS, participar ativamente da direção do Hospital do Câncer, que é particular, e sócio-proprietário da clínica NeoRad.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS