Quarta-feira, 14 de Maio de 2008, 08h:50 -
A
|
A
André embarca hoje a Europa e Japão para divulgar MS
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)
O governador André Puccinelli vai passar 15 dias na Europa e Ásia, acompanhado de políticos e empresários de Mato Grosso do Sul, para contatos com investidores internacionais. O objetivo é atrair novos investidores por meio da divulgação das potencialidades econômicas e mostra dos recursos naturais do Estado, especialmente o ecossistema pantaneiro. A viagem acontece entre os dias 14 e 29 de maio, período em que o presidente da Assembléia Legislativa, Jerson Domingos, assume novamente o governo do Estado.
Integram a comitiva do governador a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias; a diretora presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun; os deputados estaduais Akira Otsubo, Marcio Fernandes e Junior Mochi, além de 20 empresários da indústria e do turismo.
Na Europa, o chefe do Executivo estadual profere palestras sobre as potencialidades e o turismo de Mato Grosso do Sul e se reúne com empresários e autoridades em Portugal, nas cidades de Lisboa e Porto; e na Espanha, passa pelas localidades de Vigo, Santiago de Compostela e Fátima.
No Japão, estão agendadas audiências com diretores de diversas empresas multinacionais, encontro com o governador de Okinawa e representantes de instituições da província, além da participação do Estado na 6ª Expo Business. Mato Grosso do Sul terá um estande dentro da feira, que acontece entre os dias 23 e 24, em Nagóia. Nesses dois dias, além das rodadas de negócios e comercialização dos produtos turísticos e mostra da cultura, música, gastronomia pantaneira, haverá as palestras “Oportunidades de Investimentos e Negócios no Estado de Mato Grosso do Sul”, realizada pelo governador André Puccineli, e “Mato Grosso do Sul, o melhor destino de ecoturismo no Brasil”, pela diretora da Fundtur, Nilde Brun.
Para promover a divulgação do Estado nesses países, foram firmadas parcerias com diversas empresas, entre elas: o Gopan (Grupo de Operadoras de Turismo de Mato Grosso do Sul), Apan (Associação de Pousadas Pantaneiras), Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Senac e Sebrae. O Gopan vai fazer a comercialização, a rodada de negócios; a Apan vai mostrar o pantanal e as pousadas pantaneiras; o Senac vai levar uma chef de cozinha que vai apresentar a gastronomia regional e o Sebrae vai fazer a análise das rodadas de negócios, avaliando os resultados.
Programação (sujeita a alterações)
14/05 – Campo Grande / São Paulo / Lisboa / Porto
11h07 - saída Campo Grande
17h05 – chegada Guarulhos
15/05 – Lisboa / Porto – reuniões com empresários
06h45 – chegada em Lisboa
09h30 – reunião com Diretoria da EDP (Energias de Portugal), em Lisboa
10h30 – visita ao Parque Eólico (próximo à cidade de Óbidos)
12h00 – almoço
13h30 – viagem à cidade do Porto (300 km de ônibus)
16h00 – visita à Associação de Empresários Portugueses (AEP – avenida Boa Vista, 2.671)
16h30 – palestra do governador André Puccinelli “Oportunidades de investimentos em Mato Grosso do Sul”.
18h00 – encontros individuais entre empresários de Mato Grosso do Sul e de Portugal
20h00 – jantar
16/05 – Viagem à cidade de Vigo, capital da Galícia – Espanha (150 km)
11h00 – encontro com empresários
12h00 – almoço
14h00 – encontros setoriais – rodada de negócios
17h00 – viagem Vigo / Santiago de Compostela (100 km)
21h00 – jantar
17 e 18/05 – Visitas Espanha
19/05 – Lisboa – reuniões com empresários e lideranças – Paris
09h00 – Road Show de Mato Grosso do Sul – apresentação do destino turístico para operadoras de turismo e investidores. Local: Hotel Dom Pedro Lisboa
10h30 – encontro com possíveis investidores no Hotel Dom Pedro
12h30 – palestra-almoço com o governador André Puccinelli e lideranças políticas e empresariais. Presença do ex-ministro Ozires Silva e personalidades de destaque de Portugal
15h30 – saída para o Japão
20/05 – Agenda Japão
18h00 – Chegada no aeroporto de Narita – traslado para Tóquio
21/05 – Tóquio: visitas e encontros empresariais
10h00 – reunião com dirigentes da empresa Sojitz Corporation
12h00 – almoço
16h00 – reunião com dirigentes da empresa Mitsui
20h00 – jantar
22/05 – Tóquio
10h00 – reunião com dirigentes da empresa Nippon Paper
12h00 – almoço
16h00 – viagem a Nagoya (trem Bala) – chegada 18h00
23/05 – Nagoya: 6ª Expo Business – estande Mato Grosso do Sul
09h30 – reunião com dirigentes da empresa Toyota
12h00 – abertura da 6ª Expo Business
14h00 – palestra governador André Puccinelli “Oportunidades de Investimentos e Negócios no Estado de Mato Grosso do Sul”
20h00 – jantar
24/05 – Nagoya: 6ª Expo Business – estande Mato Grosso do Sul
10 às 18h – atendimento e reuniões no estande de Mato Grosso do Sul
15h00 – palestra da presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun – “Mato Grosso do Sul, o melhor destino de Ecoturismo no Brasil”
25 e 26/05 – reunião governos, empresários e instituições de Nagoya e Okinawa
27/05 – Retorno para Campo Grande, com escalas em Paris e São Paulo (Guarulhos)
29/05 – Chegada em Campo Grande, pela manhã.
(Fonte: Da Assessoria Gov. MS)