O governador André Puccinelli retornou de férias nesta segunda-feira (4) para participar da primeira sessão da Assembleia Legislativa do Estado (ALMS) e apresentar o relatório das principais atividades realizadas pelo Governo do Estado, referente à execução orçamentária da gestão de 2012. Puccinelli destacou que buscar o crescimento econômico aliado a proteção ambiental – desenvolvimento ambiental – tem sido a meta e o desafio de sua gestão.
O líder do governo na Assembleia, Junior Mochi, elogiou o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul com respeito ao meio ambiente. Para ele, o principal ponto deste governo é encarar o desenvolvimento econômico de forma sustentável. “Dar continuidade a isso é o grande desafio”, analisa.

..
Foto: Giuliano Lopes/ALMS
Mochi ainda acredita que o “Estado está se desenvolvendo a passos largos na questão de infraestrutura e diversificação da economia com o aumento da industrialização”.
Já o líder do PT, Laerte Tetila, acredita que o parlamento é uma instituição em constante aprimoramento e espera que a Casa continue ampliando o debate em 2013, já que “onde há debate há vida”.

..
Foto: Giuliano Lopes/ALMS
O presidente da ALMS, Jerson Domingos, informou que a Casa está com as portas abertas para a população. “Todos, sem credo, raça ou cor, que quiserem vir acompanhar as sessões estão convidados, 2013 será um ano de muito trabalho trabalho.
Balanço do Executivo
Entre outros destaques, o governador também citou investimentos feitos em programas de modernização nas áreas de logística, ação social, segurança pública, saúde, habitação, agronegócio e educação, que possibilitaram ao Estado reconquistar a confiança dos investidores e ser inserido no processo de desenvolvimento do País.
A mensagem do governador reforça os investimentos previstos no Plano Plurianual 2012/2015, encaminhado à ALMS pelo Poder Executivo. No plano foram apresentadas as metas de curto e médio prazos que foram embasadas no plano de 15 metas e no Programa MS Forte, de 2009. A mensagem destaca também os investimentos no agronegócio e a crescente safra de grãos e produção de florestas e cana-de-açúcar no Estado.
Conforme informações da assessoria do governo, as propostas orçamentárias garantem as condições necessárias para que ao final da gestão (2014) o Estado se apresente com uma base econômica mais diversificada, sem passivo ambiental, consolidando o avanço do processo industrial, transformando o turismo em alternativa econômica e instrumento promotor da divulgação do Estado em outros mercados e reduzindo as desigualdades regionais.
Discurso
Puccinelli iniciou seu discurso dizendo que a grande meta e desafio de sua gestão é imprimir um ritmo de desenvolvimento no Estado, buscando o crescimento econômico, a proteção ambiental. Garantindo, assim, que as ações contribuam para aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida dos sul-mato-grossenses.
No final, o governador agradeceu o apoio e cooperação recebidos pelo Poder judiciário, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Defensoria Pública, órgãos e entidades que compõem a Administração Estadual.
Para ele, o Executivo não “anda sozinho”. Puccinelli ainda registrou a gratidão ao Governo federal, à bancada que representa Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional e a cada integrante da Casa de Leis.

..
Foto: Giuliano Lopes/ALMS
