Em prol da comunidade autista e dos animais, a superintendente da SUDECO e ex-deputada federal, Rose Modesto usou sua rede social neste domingo (31), para alertar sobre os fogos de artifícios para os mais sensíveis ao som dos fogos como autistas e os animais. O som dos fogos na virada do ano é um desafio para animais e pessoas sensiveis ao som.
No Mato Grosso do Sul a prefeitura de Jardim e Bonito fará queima de fogos silenciosos neste domingo (31).
Rose pediu comemorações silenciosas. “Na virada, muitos ainda soltam fogos barulhentos, prejudicando animais, crianças e pessoas que têm necessidades especiais, como o autismo. Vamos celebrar o ano novo pedindo a Deus paz e saúde, e se for soltar fogos, que sejam fogos sem som, que o espetáculo possa ser só visual, sem prejudicar ninguém.”, defendeu Rose Modesto ( União Brasil).
E para incentivar, ela lançou uma campanha em prol de entidades que cuidam de animais de rua. “Divulguem essa mensagem de paz e marquem aqui “entidades de proteção animal, e a mais mencionada receberá uma doação de 500kg de ração.Juntos por uma virada em paz e se Deus quiser vamos entrar um ano novo com muita tranquilidade, saúde, e alegria no coração.”, incentivou a superintendente da Sudeco.
Lei
Em Mato Grosso do Sul, a lei que proíbe a queima de fogos de artifício com som foi sancionada em 2021. A lei, que é válida para todo o estado, prevê multa de R$ 1.000 para quem descumprir a norma.
A lei foi proposta com o objetivo de proteger animais e pessoas com deficiência, como os autistas, que sofrem com o barulho das explosões. Os fogos de artifício sem som, por outro lado, não produzem ruídos e são uma alternativa mais segura e inclusiva.
A lei já está sendo aplicada em algumas cidades do estado, como Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Em Campo Grande, por exemplo, a fiscalização da lei é feita pela Guarda Civil Metropolitana.
A lei de fogos sem som em Mato Grosso do Sul é uma iniciativa importante para a proteção dos animais e das pessoas com deficiência. A lei já está sendo aplicada em algumas cidades do estado e deve ser ampliada para todo o território sul-mato-grossense.
Além da lei estadual, também existe um projeto de lei federal que proíbe a queima de fogos de artifício com som em todo o Brasil. O projeto ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados, mas tem chances de ser aprovado.