Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 17 de Julho de 2026


Política Sexta-feira, 17 de Julho de 2026, 15:21 - A | A

Sexta-feira, 17 de Julho de 2026, 15h:21 - A | A

Política

Reintegrado ao DC, Aldo Rebelo reafirma pré-candidatura à Presidência

Ex-ministro diz que seguirá na disputa interna da legenda durante as convenções partidárias

João Gabriel Vilalba
Capital News

Após ser reintegrado ao Democracia Cristã (DC) por decisão judicial, Aldo Rebelo voltou a se apresentar como pré-candidato à Presidência da República e afirmou que seguirá na disputa interna da legenda durante o período das convenções partidárias.

Cumprindo agenda em Porto Alegre nesta semana, o ex-ministro comentou o impasse envolvendo sua pré-candidatura. Rebelo havia sido afastado da sigla após questionar publicamente a decisão da direção nacional do partido de buscar o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, como possível nome para a disputa presidencial.

Segundo Rebelo, a definição sobre a candidatura do partido ainda não está encerrada e deverá ser discutida durante as convenções partidárias.

"A situação está judicializada. Fui convidado para ser pré-candidato e, depois, o presidente do partido (João Caldas) convidou o ministro Joaquim Barbosa, achando que o meu desempenho era frágil nas pesquisas. E, de fato, era, mas como o de todos os outros. Tem pesquisa hoje em que Joaquim Barbosa aparece com 1%. Os outros têm 2% ou 3%. Ou seja, a eleição está polarizada", afirmou.

O ex-ministro também destacou que obteve na Justiça o direito de participar da convenção da legenda e manter sua pré-campanha.

"Na Justiça, ganhei o direito de ir para a convenção e continuo fazendo a minha pré-campanha. Fui ao Amapá, ao interior de São Paulo, ao Pará, a Rondônia, ao Acre, a Roraima e hoje estou aqui", declarou.

Rebelo ainda questionou a disposição de Joaquim Barbosa em disputar a Presidência da República. O ex-ministro do STF integrou a Corte entre 2003 e 2014 e chegou a ser cogitado como candidato ao Palácio do Planalto em 2018, mas desistiu da disputa.

"Ele (o presidente do DC, João Caldas) convidou Joaquim Barbosa, que não confirmou até hoje. Pelo contrário, há notícias de que teria desistido", afirmou.

O pré-candidato também criticou a polarização política no país.

"É inaceitável. É uma interdição política. É uma divisão artificial entre esquerda e direita", declarou.

As convenções partidárias para definição das candidaturas ocorrerão entre 20 de julho e 5 de agosto, conforme o calendário eleitoral.

 

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS