Após reunião com lideranças do partido e com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), em Brasília (DF), na quarta-feira (15), a senadora Soraya Thronicke (PSB) recuou da possibilidade de compor uma chapa unificada e decidiu manter a pré-candidatura ao Senado Federal. A decisão interrompe as articulações do PT de Mato Grosso do Sul para incluir a parlamentar em uma composição encabeçada pelo deputado federal Vander Loubet (PT).
A informação foi divulgada pela própria senadora no início da noite de quarta-feira. Em nota, Soraya confirmou que recebeu o convite do deputado para integrar uma chapa única, mas afirmou que o partido optou por manter seu projeto eleitoral.
"Recebi com muita honra o convite do amigo e pré-candidato Vander Loubet para compor uma chapa ao Senado na condição de sua suplente. No entanto, após um amplo diálogo com as lideranças e com o nosso vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, homem honrado e de reconhecida experiência política, ficou definida a manutenção da minha pré-candidatura", informou.
Soraya relatou ainda que seguirá na disputa ao Senado Federal após receber o respaldo da legenda.
"Sigo nessa caminhada com o apoio do partido e a confiança de que estamos no caminho certo. Vander e eu continuaremos unidos, trabalhando pelo fortalecimento do campo democrático e pela eleição de parlamentares comprometidos com o desenvolvimento do nosso Mato Grosso do Sul e com a melhoria da vida da nossa população", diz outro trecho da nota.
A decisão de Soraya Thronicke de manter a pré-candidatura altera o cenário das negociações para a construção de uma chapa única ao Senado com Vander Loubet. A unificação dependia de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prevista para quarta-feira (15), mas o encontro não ocorreu.
O objetivo do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso do Sul era unir as candidaturas de Soraya e Vander para fortalecer o campo político alinhado ao governo federal no Estado. Durante as conversas, a sigla apresentou resultados de pesquisas eleitorais e argumentou que a unificação dos votos poderia ampliar as chances de eleger um representante desse grupo político para o Senado.
Ainda de acordo com o partido, ambos os pré-candidatos compreenderam o cenário político local, mas a confirmação da composição dependia do aval do presidente Lula, o que acabou não acontecendo.
Soraya passou a quarta-feira (15) em reuniões reservadas com Geraldo Alckmin e integrantes da cúpula nacional do PSB para discutir os possíveis cenários eleitorais. Como as tratativas envolviam apenas hipóteses de composição, a unificação entre Vander e Soraya foi descartada, e a senadora reafirmou a manutenção de sua pré-candidatura ao Senado Federal.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

