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Legislativo Sexta-feira, 09 de Agosto de 2024, 13:27 - A | A

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“MS de Volta aos Trilhos” ganha força para inclusão de trecho ferroviário na relicitação da Malha Oeste

Lideranças de Mato Grosso do Sul mobilizam sociedade e governo para garantir ferrovia entre Campo Grande e Ponta Porã

Vivianne Nunes
Capital News

O movimento "MS de Volta aos Trilhos", liderado pelo deputado estadual Pedrossian Neto, está ganhando força em Mato Grosso do Sul para garantir a inclusão do trecho ferroviário entre Campo Grande e Ponta Porã na relicitação da Malha Oeste. A exclusão desse trecho de 355 quilômetros nos estudos apresentados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) gerou preocupação entre as lideranças locais, que agora se mobilizam para reverter a decisão.

Divulgação

Desde 2023, deputado Pedrossian Neto mobiliza municípios

Pedrossian Neto, que se manifestou contra os estudos da ANTT, argumentou que "a análise subestimou o potencial de demanda do ramal, ignorando a viabilidade econômica do trecho". Para ele, é crucial que o ramal seja incluído no projeto de relicitação para garantir o desenvolvimento econômico e logístico da região. Determinado a envolver os municípios diretamente impactados, o deputado lançou o movimento "MS de Volta aos Trilhos", que tem engajado prefeitos, presidentes de sindicatos e representantes locais.

O movimento ganhou destaque com as audiências públicas realizadas entre 31 de maio e 2 de junho de 2023, em Sidrolândia, Maracaju, Ponta Porã e no distrito de Ithaum, em Dourados. Essas reuniões reforçaram o apoio das lideranças locais e ampliaram o debate sobre a importância da ferrovia para o estado.

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, também entrou na discussão ao contatar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para tratar da relevância do projeto. "Esse diálogo foi fundamental para fortalecer a nossa causa e garantir que o ramal não seja excluído do processo de relicitação", destacou Pedrossian Neto.

Além do apoio político, a sociedade civil e o setor produtivo de Mato Grosso do Sul também se uniram ao movimento. Fazendeiros, prefeitos, produtores e presidentes de sindicatos instalaram outdoors ao longo das rodovias, demonstrando o amplo apoio à inclusão do trecho Campo Grande-Ponta Porã na relicitação.

Em 2024, o deputado Pedrossian Neto criou uma comissão especial na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para monitorar de perto o processo de relicitação conduzido pela ANTT. "Nosso objetivo é garantir que os interesses do estado sejam respeitados e que o ramal seja incluído no projeto final", afirmou o deputado, reforçando o compromisso do movimento em lutar pela ferrovia que é vista como essencial para o futuro do estado.

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