Na sessão ordinária de terça-feira (30), os vereadores de Campo Grande aprovaram três projetos e mantiveram um veto parcial. A maioria das propostas trata de datas comemorativas e homenagens. Em razão do feriado do Dia do Trabalhador, não houve a segunda sessão ordinária da semana.
Foi aprovada em votação única a criação da medalha “Liderança Religiosa Humanitária Papa Francisco”, proposta por Jean Ferreira (PT). “A honraria será concedida a lideranças religiosas, fiéis, leigos e entidades sem fins lucrativos que atuem com ações humanitárias e sociais”, explicou o parlamentar.
Também foi aprovada a realização de uma Sessão Solene em homenagem ao Dia Municipal do Protetor dos Animais, celebrado em 10 de agosto. A proposta é do vereador Junior Coringa (MDB). Em primeira discussão, foi aprovado ainda o Dia Municipal dos Aventureiros, a ser comemorado em 18 de maio, por iniciativa do vereador Leinha (Avante).
Os vereadores mantiveram o veto parcial ao Projeto de Lei 11.399/24, de Ronilço Guerreiro (PODEMOS), que garante o direito de pessoas com transtornos mentais estarem acompanhadas por cães de suporte emocional. O veto se refere ao artigo que previa aplicação de multa, cuja regulamentação caberia ao Executivo.