A Associação dos Produtores Rurais Tucura, com sede em Campo Grande, poderá ser declarada de Utilidade Pública Estadual. A proposta está prevista no Projeto de Lei 104/2025, apresentado na última quarta-feira (30) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT).
Fundada em 22 de julho de 2013, a associação completa onze anos de atuação em 2024, com foco na defesa dos direitos e interesses dos agricultores familiares. De acordo com a justificativa do projeto, a entidade é um movimento civil autônomo, sem fins lucrativos, que presta serviços sociais permanentes voltados ao desenvolvimento de ações públicas e comunitárias.
A proposta destaca ainda que a associação é aberta a número ilimitado de associados e se dedica à promoção de atividades que contribuem para a valorização do meio rural e fortalecimento da agricultura familiar. Seu trabalho é baseado na cooperação e no envolvimento direto das comunidades atendidas.
Entre as ações realizadas, estão cursos, palestras e orientações técnicas nas áreas ambiental e social. A entidade também atua na melhoria das condições de vida dos trabalhadores do campo, com iniciativas que visam combater o êxodo rural e incentivar a permanência das famílias na zona rural.