Campo Grande 00:00:00 Sábado, 22 de Agosto de 2026


Executivo Sábado, 22 de Agosto de 2026, 17:24 - A | A

Sábado, 22 de Agosto de 2026, 17h:24 - A | A

Política

Prefeitura estuda nova área para construir Hospital Municipal de Campo Grande

Mudança no projeto prevê localização próxima a bairros mais carentes; vereador sugere terreno na região das avenidas Ernesto Geisel e Mascarenhas de Moraes

João Gabriel Vilalba
Capital News

Divulgação/PMCG

O HMCG será construído em bairros mais distantes da região central

O HMCG será construído em bairros mais distantes da região central

A construção do Hospital Municipal de Campo Grande, que estava prevista para o bairro Chácara Cachoeira, na região central da Capital, deverá ter o projeto modificado. A Prefeitura agora estuda a possibilidade de construir o complexo próximo a bairros mais carentes.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a administração avalia novas áreas, preferencialmente em regiões próximas às saídas da cidade e aos bairros onde está concentrada parte da população que utiliza os serviços públicos de saúde.

Com as mudanças ainda em avaliação, o vereador Ronilço Guerreiro apresentou uma sugestão: um terreno abandonado na região do cruzamento das avenidas Ernesto Geisel e Mascarenhas de Moraes.

Na avaliação do vereador, a localização reúne uma característica importante para uma unidade que deverá atender principalmente usuários da rede pública: facilidade de acesso a diferentes regiões da Capital.

Diante da mudança no planejamento, Ronilço defende que o terreno localizado na região das avenidas Ernesto Geisel e Mascarenhas de Moraes seja incluído entre as alternativas analisadas pelo Executivo. A área fica em uma região de grande circulação e próxima a vias que conectam diferentes pontos de Campo Grande.

“Se a Prefeitura está procurando uma nova área, eu quero sugerir que olhe com carinho para esse terreno da Ernesto Geisel com a Mascarenhas de Moraes. É uma área que está ali, sem uma destinação adequada, e que tem acesso muito fácil. A Ernesto Geisel corta a cidade e a Mascarenhas também é uma via importante para quem vem de diferentes regiões”, afirmou Ronilço.

O vereador ressalta que a localização precisa ser analisada tecnicamente pelos órgãos responsáveis, considerando questões como propriedade, infraestrutura, acesso, mobilidade, impacto urbano e viabilidade para a implantação de um complexo hospitalar.

Segundo ele, a sugestão é que o local seja incluído na lista de áreas que serão apresentadas à prefeita para avaliação e decisão.

“Não estou dizendo que essa é a única solução, mas é uma área que precisa ser estudada. Se temos um terreno que hoje não está cumprindo uma função para a população e ele pode receber um equipamento público de saúde, por que não avaliar? Precisamos pensar em locais que facilitem a chegada de quem mais precisa do SUS”, disse.

Para Ronilço, o novo momento deve ser aproveitado para discutir não apenas onde construir o hospital, mas também qual localização permitirá que a unidade cumpra melhor sua função.

“Hospital público precisa estar onde as pessoas conseguem chegar. Não adianta construir uma estrutura enorme em um lugar de difícil acesso para quem depende do transporte público ou vem dos bairros mais afastados. A localização precisa ser pensada junto com o atendimento”, afirmou.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS