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Homenagem

Mato Grosso do Sul é reconhecido nacionalmente após avanços consistentes na educação pública

Honraria ressalta investimentos, resultados e ações adotadas pelo Estado

Viviane Freitas
Capital News

O governo de Mato Grosso do Sul teve seu trabalho na educação oficialmente reconhecido em Brasília. Na última sexta-feira (14), o secretário estadual Hélio Daher recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo, maior honraria do país na área. Durante a cerimônia, que contou com a presença do presidente Lula, autoridades destacaram as contribuições do Estado para elevar a qualidade do ensino.

Entre os motivos do reconhecimento estão programas como MS Alfabetiza e MS Matemática, além da valorização salarial dos profissionais — considerada uma das maiores do país. O Estado também ampliou laboratórios de ciências e robótica, instalou lousas digitais e expandiu a conectividade por meio das chamadas “infovias digitais”.

A rede estadual passou por reformas que já alcançam 80% das escolas, somando cerca de R$ 1 bilhão em investimentos. Hoje, 62% das unidades oferecem ensino em tempo integral e 45% dos estudantes do ensino médio estão matriculados em cursos profissionalizantes. Além disso, 298 escolas contam com videomonitoramento e botão de emergência, enquanto a merenda escolar soma 50 milhões de refeições anuais.

Os resultados aparecem nos índices de desempenho: entre 2023 e 2024, a taxa de aprovação subiu de 90,22% para 92,75%, enquanto a reprovação caiu de 8,46% para 6,57%. Já a evasão escolar diminuiu pela metade, passando de 0,22% para 0,11%. Segundo o Ministério da Educação, tais avanços colocam Mato Grosso do Sul entre os estados com maior crescimento na alfabetização.

Ao receber a comenda, Hélio Daher afirmou: “Esta honraria representa o compromisso que Mato Grosso do Sul assumiu com a aprendizagem, a equidade e a melhoria contínua da Educação Pública”. Ele acrescentou que o reconhecimento “é compartilhado com cada professor, gestor e servidor que trabalha todos os dias para transformar realidades”.

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