Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025


Executivo Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024, 11:57 - A | A

Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024, 11h:57 - A | A

Cirurgia

Lula pode deixar a UTI nesta sexta-feira (13) e seguir para o quarto do hospital

O presidente segue se recuperando após cirurgias para drenagem de hematoma, com previsão de alta até terça-feira (17), dependendo da evolução do quadro clínico

Viviane Freitas
Capital News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode deixar a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nesta sexta-feira (13), conforme informações de fontes. Após a alta da UTI, o chefe do Executivo deve ser transferido para o quarto do hospital, onde está internado desde a última terça-feira (10). Lula passou por uma cirurgia de emergência para a drenagem de um hematoma na cabeça, após sofrer uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, em 19 de outubro deste ano.

Até o momento, o presidente realizou duas cirurgias: trepanação e embolização das artérias meníngeas, além de um procedimento para a remoção de um dreno colocado durante a primeira operação. Os médicos preveem que a alta hospitalar possa ocorrer até terça-feira (17), dependendo da evolução do seu quadro clínico, que, segundo os profissionais, tem mostrado bons resultados. O presidente está "orientado, neurologicamente perfeito e superestável".

O médico Roberto Kalil Filho, que acompanha o estado de saúde de Lula, comentou que o presidente deve ter alta na segunda ou terça-feira, dependendo da evolução. Ele destacou que, assim que sair do hospital, o presidente poderá retomar parcialmente sua agenda de trabalho no Palácio do Planalto, mas com um descanso relativo nos primeiros dias. "Ele estará de alta na segunda ou terça-feira e, em seguida, vai para Brasília, retomando as atividades aos poucos", afirmou Kalil.

A médica da Presidência da República, Ana Helena Germoglio, acrescentou que, por enquanto, não há previsão de novos exames, pois a prioridade é a recuperação e a alta do presidente. Ela informou que a realização de exames futuros dependerá da evolução do quadro nos próximos dias, mas que, no momento, o foco é no processo de recuperação.

Com a alta prevista para os próximos dias, Lula deve passar algum tempo em repouso antes de retornar completamente às suas funções. No entanto, a equipe médica está otimista com a recuperação do presidente, que tem evoluído bem após as intervenções cirúrgicas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS