A primeira edição do programa contemplou prefeituras que já utilizaram os recursos. Um exemplo é a Prefeitura de Itaporã (MS), que realizou um processo licitatório para revestimento asfáltico, autorizado em abril de 2025, no valor de R$ 2,2 milhões, financiado pela Itaipu por meio do convênio.
No segundo edital, foram priorizados projetos da sociedade civil. Em Mato Grosso do Sul, a Itaipu destinou R$ 46 milhões para fortalecer colônias e associações de pescadores, promovendo a pesca artesanal e a sustentabilidade ambiental.
Os recursos apoiaram pesquisas sobre o cultivo de tilápia, levantamento estatístico da pesca, implantação de sistemas bioflocos, assistência técnica, capacitação e doação de equipamentos como máquinas de gelo, tanques-redes e descamadeiras.
Lideranças locais ressaltam que o apoio da Itaipu é fundamental para a continuidade da pesca no Estado. A Colônia de Pescadores Nossa Senhora dos Navegantes, em Santa Helena, destacou a importância da retomada da limpeza do lago, fundamental para manter condições adequadas para a pesca artesanal.