A comitiva de empresários e autoridades de Mato Grosso do Sul, liderada pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, e pelo governador Eduardo Riedel, concluiu a Missão Internacional à Ásia em Singapura. Durante a última etapa do roteiro de 10 dias, que também incluiu Índia e Japão, foram realizadas agendas intensas com foco em atração de investimentos, parcerias estratégicas e diversificação das exportações sul-mato-grossenses.
Em uma série de reuniões de alto nível, o grupo se encontrou com gigantes do mercado global, como o Temasek, um dos maiores fundos soberanos do mundo, para apresentar projetos de infraestrutura e parcerias público-privadas (PPPs). Outro destaque foi a visita à GenZero, uma plataforma de investimentos dedicada à descarbonização, e ao RGE Group, um conglomerado global com atuação em papel, energia e óleo de palma.
A comitiva também promoveu o MS Day Singapore na Latin America Chamber of Commerce, reforçando a imagem do estado como um polo de negócios e oportunidades. Para o presidente da Fiems, a missão foi um sucesso. “Deixamos uma semente plantada. Mato Grosso do Sul vem se destacando no cenário global, e conseguimos levar isso ao conhecimento de todos. Agora, é o momento de buscar os entendimentos que foram construídos e avançar em cada setor,” ressaltou Sérgio Longen.
Singapura se torna uma solução imediata para a tilápia de MS
Um dos resultados mais imediatos e promissores da missão foi a abertura de mercado para a tilápia de Mato Grosso do Sul em Singapura. A negociação surge em um momento crucial, já que duas empresas do estado foram sobretaxadas pelos Estados Unidos. A comitiva teve encontros com a Singapore Meat Trader’s Association (MTA), que demonstrou grande interesse em importar o pescado.
O governador Eduardo Riedel destacou a importância da nova parceria. “Já estabelecemos contato com empresários locais e conectamos as empresas à Associação de Carnes, que fará a interlocução com os compradores. O mercado de Singapura não impõe tarifas de exportação, o que abre uma oportunidade que vamos acompanhar de perto”, esclareceu.
Atualmente, o Brasil já é um parceiro estratégico para Singapura, fornecendo cerca de 60% da proteína animal importada pelo país, como frango, suínos e bovinos. A missão fortalece ainda mais essa relação, abrindo caminho para a inclusão da tilápia e outros produtos do agronegócio sul-mato-grossense. O mercado asiático, segundo a comitiva, está ansioso para conhecer o potencial de Mato Grosso do Sul, o que sinaliza um futuro de crescimento e prosperidade para a economia estadual.