O Governo Federal autorizou nesta segunda-feira (21) a desapropriação de dez áreas para viabilizar as obras do ramal ferroviário da Eldorado Brasil Celulose S.A., entre os municípios de Três Lagoas e Aparecida do Taboado, em Mato Grosso do Sul. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, reforça os avanços no projeto que busca melhorar o escoamento da produção industrial da região.
Com aproximadamente 80 quilômetros de extensão, o novo trecho ligará a área industrial de Três Lagoas — que abriga, além da Eldorado, a unidade da Suzano — à ponte rodoferroviária de Aparecida do Taboado, sobre o Rio Paraná. O ramal permitirá conexão direta à Malha Norte, que segue até o Porto de Santos (SP), rota estratégica para exportações.
A medida da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) é baseada no Contrato de Adesão firmado em janeiro de 2022. A autorização concedida tem caráter de urgência e se soma à deliberação de abril, que já havia liberado a desapropriação de 6,8 milhões de metros quadrados.
Apesar da autorização, a empresa deverá cumprir todos os requisitos legais, incluindo licenciamento ambiental, antes de iniciar as obras.
Infraestrutura logística e expansão industrial
O ramal da Eldorado Brasil é apontado como peça-chave para reduzir custos logísticos e acelerar o escoamento da celulose produzida no Estado, além de beneficiar outros setores industriais. A movimentação ferroviária deve aliviar o tráfego rodoviário e trazer ganhos ambientais com menor emissão de poluentes.
Além disso, o setor ferroviário vive um momento de expansão em Mato Grosso do Sul. Também em abril, a ANTT aprovou a construção de outro ramal, este da Arauco Celulose do Brasil S.A., no município de Inocência. A empresa investe US$ 4,6 bilhões na construção de uma nova fábrica de celulose no local, com autorização para explorar a ferrovia por 99 anos.
Segundo Verruck, essa estrutura logística da Malha Norte para o transporte de celulose também usada pela Suzano, consolidando a ferrovia como principal rota de exportação da produção sul-mato-grossense. garante competitividade e eficiência para o escoamento até o Porto de Santos. O Governo do Estado aposta na integração ferroviária como estratégia de desenvolvimento.
As iniciativas reforçam o papel de Mato Grosso do Sul como um dos principais polos de produção e exportação de celulose no país, consolidando conexões com a Malha Norte — ferrovia que interliga Santa Fé do Sul (SP) a Rondonópolis (MT), com cerca de 755 km de extensão.