Durante a COP30, em Belém (PA), o governador Eduardo Riedel defendeu que é possível crescer economicamente sem abrir mão da preservação ambiental. “Nunca vimos contradição entre desenvolvimento e sustentabilidade. É um equilíbrio que o Mato Grosso do Sul pratica na vida real”, afirmou o governador durante o painel da Frente Nacional dos Prefeitos.
Riedel apresentou resultados que colocam o Estado como referência em políticas ambientais. Mato Grosso do Sul possui três biomas — Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica — e mantém 84% do Pantanal preservado. Segundo ele, 94% da energia do Estado é renovável, e o crescimento econômico é de 5% a 6% ao ano, bem acima da média nacional. “A meta é clara: ser carbono neutro até 2030”, destacou.
O governador também enfatizou o municipalismo como estratégia para ampliar o alcance das ações ambientais. Por meio do programa MS Ativo, o Estado trabalha junto aos 79 municípios em planos locais de redução de carbono. “Desenvolvimento sustentável começa no território, com diálogo e cooperação”, explicou Riedel, citando o diagnóstico já concluído em 70 cidades.
Com taxas de desemprego abaixo de 3% e uma das menores taxas de pobreza do país, Riedel afirmou que o desafio é manter o crescimento aliado à inclusão social. “Nosso compromisso é crescer gerando oportunidades e respeitando o meio ambiente. Quando há convergência e propósito comum, os resultados aparecem”, concluiu o governador.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.




