Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 02 de Setembro de 2025


Executivo Terça-feira, 02 de Setembro de 2025, 07:54 - A | A

Terça-feira, 02 de Setembro de 2025, 07h:54 - A | A

Nova Ala

Eduardo Riedel inaugura novo andar no Hospital de Câncer com 32 novos leitos em Mato Grosso do Sul

Ampliação dos leitos visa garantir mais dignidade e conforto aos pacientes do SUS

Viviane Freitas
Capital News

Com o objetivo de ampliar o atendimento e fortalecer o tratamento oncológico em Mato Grosso do Sul, o Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA) inaugurou na última segunda-feira (1) o quarto andar de suas instalações. A nova ala, que oferece 32 novos leitos, conta com investimentos do Governo de Mato Grosso do Sul, visando melhorar a capacidade de atendimento e proporcionar uma infraestrutura de qualidade para os pacientes.

O governador Eduardo Riedel participou da solenidade de inauguração, realizada no saguão do hospital. Em seu discurso, Riedel destacou a importância das parcerias para a construção de uma saúde pública de qualidade. "A saúde pública se constrói no dia a dia, com muita parceria, planejamento e diálogo. Não se faz sozinho, é uma soma de esforços. Vamos continuar nesta trajetória de apoio até encerrar os sete andares do hospital", afirmou, ressaltando a importância da colaboração para oferecer um atendimento completo aos pacientes.

A nova ala do HCAA foi equipada com os mais modernos dispositivos e foi projetada para garantir conforto, dignidade e um atendimento humanizado aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). O quarto andar foi finalizado com um investimento de R$ 1,2 milhão do Governo Estadual. Sueli Lopes Telles, presidente do HCAA, celebrou a conquista: "Estamos avançando com solidez e compromisso à saúde. Esta ampliação não é apenas uma melhoria física, mas um símbolo de esperança, acolhimento e dignidade para nossos pacientes", afirmou.

Com a ampliação, o hospital passa a contar com 124 leitos, incluindo enfermarias, UTI e leitos-dia, sendo 55 já habilitados pelo SUS, 9 particulares e 60 novos disponíveis ao SUS. A administração do hospital também está em tratativas com os órgãos públicos para garantir o financiamento necessário para a ampliação dos atendimentos, assegurando que todos os novos leitos sejam utilizados para o cuidado especializado contra o câncer.

O HCAA é referência em oncologia no estado e é responsável por 72% dos atendimentos oncológicos de Mato Grosso do Sul. Em 2024, o hospital realizou 224.729 atendimentos e 17 mil procedimentos mensais. O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, destacou a importância da parceria com os hospitais para a continuidade e expansão do atendimento. "Finalizar a obra é importante, mas o grande desafio é garantir os recursos para a operação das unidades", afirmou Simões, destacando ainda projetos de sustentabilidade que visam reduzir os custos operacionais dos hospitais.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS