Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025


Executivo Sexta-feira, 08 de Agosto de 2025, 07:09 - A | A

Sexta-feira, 08 de Agosto de 2025, 07h:09 - A | A

Missão Oficial

Eduardo Riedel aposta em parceria com Índia para impulsionar exportações

O objetivo é diversificar os destinos das exportações sul-mato-grossenses e atrair capital estrangeiro para setores estratégicos do Estado

Viviane Freitas
Capital News

O governador Eduardo Riedel está liderando uma missão oficial à Ásia com foco na abertura de mercados e atração de investimentos para o Mato Grosso do Sul. A comitiva iniciou a viagem pela Índia e ainda passará por Japão e Singapura. O objetivo é diversificar os destinos das exportações sul-mato-grossenses e atrair capital estrangeiro para setores estratégicos do Estado.

Nesta quinta-feira (7), Riedel participou do Fórum LIDE Brasil-Índia em Mumbai, onde apresentou as potencialidades do Mato Grosso do Sul a empresários e autoridades indianas. "Temos um projeto estruturado de desenvolvimento sustentável, com transição energética, industrialização de base florestal e uma agenda estratégica de inovação", afirmou o governador.

Além de promover a exportação, especialmente de celulose, a missão também discute parcerias tecnológicas e acadêmicas. O governo busca cooperação entre universidades indianas e instituições de ensino superior do Estado em áreas como agricultura de precisão e tecnologias sustentáveis. "Nossa intenção é ampliar ainda mais essa cooperação, especialmente no setor de celulose", destacou Riedel.

O Mato Grosso do Sul já se destaca no cenário nacional com baixo índice de pobreza extrema e uma das menores taxas de desemprego do país. Localizado estrategicamente no centro da América do Sul, o Estado aposta na sua vocação agroindustrial e no compromisso com a sustentabilidade para atrair novos investidores internacionais.

Diante das barreiras comerciais impostas pelos Estados Unidos à carne bovina e à celulose brasileira, o governador vê a missão como essencial. "O Brasil tem voltado sua atenção para novos mercados estratégicos, e a Índia desponta como uma dessas oportunidades", disse Riedel. Ele também apresentou a Rota Bioceânica, que deve começar a operar em 2027, conectando o Estado ao Oceano Pacífico e facilitando o acesso a países asiáticos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS