Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025


Executivo Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025, 13:08 - A | A

Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025, 13h:08 - A | A

Elas Governam

Campo Grande recebe evento histórico para mulheres na gestão de finanças

Prefeitas e secretárias discutem desafios da gestão pública e finanças

Viviane Freitas
Capital News

O evento "Elas Governam" acontece nesta quarta-feira (20) no Grand Park Hotel, em Campo Grande, reunindo mulheres líderes de diversas regiões do Brasil para discutir gestão de orçamento e finanças públicas. O encontro é promovido pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e conta com a presença de prefeitas, vice-prefeitas e secretárias de Fazenda e Políticas para Mulheres.

Esta é a primeira vez que o evento ocorre fora de Brasília, em uma parceria com a Prefeitura de Campo Grande, e foca em temas tradicionalmente dominados por homens, como o orçamento e as finanças públicas, que agora ganham espaço para serem discutidos pelas mulheres que ocupam cargos de liderança na gestão pública.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, anfitriã do evento, falou sobre a importância de sediar essa discussão histórica. "Após 126 anos de emancipação política, Campo Grande tem sua primeira prefeita mulher, e hoje, pela primeira vez na história, um evento nacional de prefeitas para discutir orçamento e finanças, porque nós também podemos discutir", declarou.

Ela também destacou os desafios enfrentados ao assumir a gestão da cidade, principalmente no meio de um mandato. "Quando eu assumi a gestão da prefeitura, tive que buscar novos caminhos, com uma reforma administrativa e um plano de equilíbrio fiscal. Em oito meses, mostrei que as mulheres também têm competência para gerir uma Capital e propor soluções durante uma crise", completou Adriane.

Além da prefeita, o evento contou com a presença de Márcia Conrado, prefeita de Serra Talhada (PE) e presidente da Comissão de Prefeitas da FNP, que falou sobre a importância de descentralizar os debates sobre gestão e finanças. "A FNP vai nos dar a liderança necessária para que possamos não só falar sobre as desigualdades, mas também mostrar nosso potencial e liderança", afirmou. Michele Roncálio, presidente da ABRASF e secretária da Fazenda de Florianópolis, também destacou os temas do encontro. "Vamos discutir os desafios fiscais, como os limites de endividamento e os mínimos constitucionais", explicou.

O evento integra a agenda da Comissão Permanente de Prefeitas da FNP, criada em 2023 para fortalecer a governança feminina e promover políticas públicas mais inclusivas. Hoje, apenas 13% dos municípios brasileiros são governados por mulheres, e duas capitais, Campo Grande e Aracaju, têm prefeitas no comando.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS