O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc, organiza para o dia 30 de setembro o Pré‑COP30 Oficial Bioma Pantanal, em Campo Grande. O evento faz parte da preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA), e terá como tema central “Clima e Biodiversidade: o papel dos estados e municípios na COP30”.
A programação será toda realizada no auditório da Faculdade Instead, com início às 7h30 para recepção dos participantes e credenciamento. Às 8h30, está prevista a abertura oficial com a presença de governadores como Eduardo Riedel (MS), Mauro Mendes (MT) e Renato Casagrande (ES), além do embaixador André Corrêa do Lago, entre outras autoridades federais e representantes de organismos internacionais.
Painéis ao longo do dia vão debater diplomacia climática, adaptação, biodiversidade e financiamento para a transição justa no Pantanal. Especialistas como Paulo Artaxo, Thelma Krug e Mercedes Bustamante conduzirão momentos de análise, enquanto outros painéis técnicos tratarão de estratégias estaduais e do papel dos municípios pantaneiros.
O encontro também servirá para formalizar compromissos regionais: pela manhã, será apresentada uma síntese política com encaminhamentos liderados pelos estados; à tarde, a “Carta do Pantanal” reunirá propostas e será entregue à presidência da COP30, para incorporar as demandas locais no debate global.
A expectativa é que o Pré‑COP30 fortaleça a voz do Pantanal nas negociações climáticas, evidenciando necessidades de financiamento, políticas públicas adaptadas e valorização da biodiversidade como elemento central nas estratégias de mitigação e adaptação ambiental.