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Leilão da BR-163

Barbosinha destaca nova era logística com modelo da BR-163 em Mato Grosso do Sul

Vice-governador diz que Estado lidera novo ciclo de investimentos

Viviane Freitas
Capital News

João Garrigó/Vice-governadoria

Barbosinha vice-Governador do MS durante Leilão BR-163

Barbosinha vice Governador, Verruck, Guilherme e Rodrigo do MS durante Leilão BR-163

Mato Grosso do Sul participou nesta quinta-feira (22), em São Paulo, de um marco inédito na infraestrutura rodoviária do país. O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, representou o Estado no primeiro leilão de otimização contratual de rodovia federal, promovido pela ANTT e Ministério dos Transportes.

O processo tratou da renovação da concessão da BR-163/MS, assegurando R$ 16,5 bilhões em investimentos pelos próximos 29 anos. “Esse leilão representa o fim de um ciclo de incertezas. A BR-163 é a espinha dorsal do nosso sistema logístico. Sua modernização é fundamental para o agronegócio, para a segurança dos motoristas e para o desenvolvimento regional”, disse Barbosinha.

A concessão, que segue com a MSVia, do grupo CCR (atual Motiva), prevê R$ 2,06 bilhões em obras nos três primeiros anos, incluindo duplicações, acostamentos, faixas adicionais, passarelas e passagens de fauna. Também estão previstos Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros.

O diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, ressaltou o pioneirismo da operação e os benefícios para o país. “Esse é o primeiro passo concreto de uma nova política de concessões federais. Mato Grosso do Sul lidera esse movimento com uma solução que traz mais agilidade, segurança jurídica e foco no cidadão. Essa é a nova cara das concessões no Brasil”, afirmou.

Rodovia que corta o Mato Grosso do Sul

Com 845 km de extensão, a BR-163/MS cruza 16 municípios do Estado, Eldorado, Itaquiraí, Naviraí, Juti, Caarapó, Dourados, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Jaraguari, São Gabriel do Oeste, Coxim, Pedro Gomes e Sonora. A nova fase inclui 203 km de duplicações, 191 km de faixas adicionais, 467 km de acostamentos, além de tarifas com desconto para usuários frequentes e isenção para motociclistas. “Estamos reafirmando, aqui, que o Estado é protagonista de uma nova era em infraestrutura”, completou o vice-governador. 

Entre as melhorias previstas no novo contrato estão 203 km de duplicação, 191 km de faixas adicionais, 467 km de acostamentos, além da construção de 22 passarelas, 144 pontos de ônibus e 56 passagens de fauna. O contrato também traz inovação tarifária: motociclistas terão isenção de pedágio, veículos com TAG terão 5% de desconto, e usuários frequentes terão descontos progressivos.

O contrato deve entrar em vigor em até três meses. Segundo a ANTT, a experiência poderá ser replicada em outras regiões do Brasil, dependendo dos resultados em Mato Grosso do Sul, que agora figura como referência nacional em concessões rodoviárias com foco no usuário.

Rachid WaquedGoverno do MS

CCR MSVia informa que os trabalhos de manutenção na BR-163/MS

Renovação da concessão da BR-163/MS, assegurando R$ 16,5 bilhões em investimentos pelos próximos 29 anos 

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