A Polícia Federal desencadeou na manhã de hoje, a operação “Zero Grau”, resultado de vários inquéritos conduzidos pela PF de Naviraí, na apuração de contrabando de grandes quantidades de cigarros, oriundos do Paraguai, com a utilização de carretas-tanque e caminhões frigoríficos.
A prática criminosa ficou constatada ao longo de quase um ano de monitoramento na cidade de Eldorado.
Entre fevereiro e maio de 2008, foram instaurados sete inquéritos policiais, totalizando um milhão, quatrocentos e oitenta e sete mil maços (1.487.000). Na maioria das vezes os caminhões seguiam em comboio e eram acompanhados por carros de apoio.
As investigações indicam que os membros da organização criminosa possuem funções bem definidas de gerentes, proprietários de caminhões, motoristas e olheiros.
Os veículos apreendidos estavam, na maioria das vezes, financiados e registrados em nome de “laranjas”. Durante as ações policiais, também foram apreendidas notas fiscais falsificadas de empresas frigoríficas, juntamente com certificados sanitários. Os documentos eram utilizados pela quadrilha para pretensamente amparar a carga transportada e iludir uma possível fiscalização.
As investigações revelam que os indivíduos identificados como gerentes da quadrilha assumem a responsabilidade de fazer a ponte entre o remetente da mercadoria e seus destinatários finais. Os remetentes, verdadeiros contratantes do transporte, encontram-se no Paraguai, na região de Salto Del Guairá, enquanto os compradores localizam-se em cidades diversas da região sul e sudeste do país, nos Estados do Paraná e São Paulo.
O braço da organização criminosa voltado à operacionalização do transporte da mercadoria encontra-se em Eldorado-MS. Outros membros do grupo, tais como proprietários de caminhões, motoristas e batedores, residem em Campo Grande, Dourados, Maringá-PR e Alto Paraíso-PR.
Nove pessoas foram presas no contexto da operação e três veículos apreendidos. (Com informações da Assessoria de Imprensa da PF)