A Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) cumpriu, nesta terça-feira (5), mandado de busca e apreensão contra um homem de 46 anos, suspeito de compartilhar material de abuso sexual infantil na internet. O investigado trabalha como segurança em uma escola e mora no bairro Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande.
A investigação começou com ações de inteligência que detectaram a circulação de centenas de arquivos ilícitos em plataformas digitais. A equipe da DEPCA identificou o suspeito e obteve decisão judicial para cumprimento da medida.
Durante a ação, foram apreendidos dois aparelhos celulares que, segundo a Polícia Civil, teriam sido usados para o compartilhamento do conteúdo criminoso. Os dispositivos passarão por perícia para identificar possíveis conexões com outras pessoas envolvidas.
“A DEPCA tem como foco permanente o combate à circulação de material de abuso sexual infantil, muitas vezes vinculado a redes criminosas organizadas. Nosso objetivo é retirar esse conteúdo do ambiente virtual, responsabilizar os envolvidos e reduzir os danos causados às vítimas, cujas imagens continuam sendo exploradas repetidamente”, afirmou a delegada Anne Karine Trevizan, titular da especializada.
A Polícia Civil reforça que denúncias de crimes contra crianças e adolescentes podem ser feitas, inclusive de forma anônima, pelo Disque 100 ou em qualquer unidade policial.