Uma operação da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai resultou na apreensão de mais de 4 toneladas de cocaína no Porto de Caacupe-mí, localizado no Rio Paraguai, na região da capital Assunção. A droga estava camuflada em fardos de açúcar que seriam enviados à Bélgica. As informações são do jornal ABC Color.
A ação, realizada na segunda-feira (15) e batizada de Operação Doçura, marca a maior apreensão de cocaína na história do Paraguai. Embora a polícia tenha pistas sobre os exportadores, seus nomes ainda não foram divulgados pelas autoridades paraguaias.
Devido ao grande volume de drogas apreendidas, parte do porto permanecerá fechada até a manhã desta terça-feira para permitir a contabilização total da cocaína. Avaliada em US$ 45 mil por quilo no mercado europeu, a carga apreendida equivale a mais de R$ 240 mil por quilo, representando um golpe significativo ao tráfico de drogas na região.
As autoridades continuam a investigação para identificar e prender todos os envolvidos na operação de exportação da droga.