A casa do influenciador Renato dos Santos Lopes, conhecido como Pobre Loco, de 32 anos, foi alvo de um mandado de busca e apreensão nesta terça-feira (5), em Campo Grande. A ação faz parte de uma operação da Polícia Civil de São Paulo contra a produção e venda clandestina de anabolizantes e outras substâncias ilegais. No local, foram apreendidos uma grande quantidade de anabolizantes, uma pequena porção de maconha e um celular.
O influenciador, que possui 1,7 milhão de seguidores no Instagram, foi levado à delegacia, prestou esclarecimentos e foi liberado em seguida, acompanhado por seu advogado. Segundo o delegado Pedro Cunha, do Garras, os produtos encontrados seriam de origem estrangeira e não estavam, a princípio, ligados às empresas diretamente investigadas. Os itens apreendidos passarão por perícia.
A operação cumpre mandados em 12 estados, incluindo Mato Grosso do Sul, e tem como alvo uma organização criminosa que fabricava e vendia medicamentos de uso terapêutico sem autorização da Anvisa. A quadrilha usava redes sociais para divulgar os produtos, comercializados sem prescrição médica. Foram expedidos 85 mandados de busca e apreensão e 35 de prisão em todo o país.
Além das apreensões, a polícia bloqueou contas bancárias, suspendeu perfis usados nas redes sociais e determinou a indisponibilidade de bens dos envolvidos. A investigação revelou que os produtos ilegais, como anabolizantes e emagrecedores, eram fabricados em laboratório clandestino e distribuídos diretamente a consumidores em várias regiões do Brasil.