Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 09 de Maio de 2025


Agronegócio Sexta-feira, 09 de Maio de 2025, 15:54 - A | A

Sexta-feira, 09 de Maio de 2025, 15h:54 - A | A

Três Lagoas

Mais uma vez, Justiça mantém bloqueio da venda da Eldorado para Paper Excellence

Empresa estrangeira teve pedido negado por falta de autorização legal para aquisição de terras

Elaine Oliveira
Capital News

Divulgação Eldorado Brasil

Eldorado Unidade Três Lagoas Mato Grosso do Sul

Eldorado Unidade Três Lagoas Mato Grosso do Sul

Pela sexta vez, a Justiça Federal em Três Lagoas manteve a proibição da transferência da Eldorado Brasil Celulose para a Paper Excellence, companhia sino-indonésia que tenta concluir a compra da empresa brasileira. O juiz Roberto Polini, da 1ª Vara Federal, rejeitou o pedido da estrangeira para derrubar decisões do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que suspenderam o negócio por falta de autorização do Incra e do Congresso Nacional — exigida em casos que envolvem aquisição ou arrendamento de terras por empresas estrangeiras.

A Eldorado detém e arrenda uma área de 450 mil hectares, equivalente a três municípios de São Paulo. A venda está paralisada desde decisões judiciais originadas em uma ação popular protocolada em Chapecó (RS), dentro da jurisdição do TRF-4. Posteriormente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a 1ª Vara de Três Lagoas, sede da Eldorado, era o juízo competente para o caso.

Na decisão, Polini afirmou que “as aludidas decisões estão acertadamente fundamentadas” e que sua manutenção garante “segurança jurídica, evitando-se sucessivas alterações no provimento antecipatório sem que ocorra a cognição exauriente”.

O juiz também reforçou que a arbitragem em andamento na Câmara de Comércio Internacional (CCI) não pode contrariar decisões da Justiça brasileira. Além do TRF-4, outras instâncias como o TRF-3, o STF e o próprio STJ já haviam se posicionado favoravelmente à suspensão da transferência.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS