Mato Grosso do Sul registrou 25% de abstenção na segunda etapa do CNU (Concurso Nacional Unificado) no domingo (07), em Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. Ao todo, 382 candidatos estavam aptos a participar. A ministra Esther Dweck afirmou que o índice está dentro do esperado, próximo da média nacional de 20%.
Na capital, houve confusão com o local da prova, fazendo com que alguns candidatos chegassem atrasados e perdessem a oportunidade de realizar o exame. “Cheguei cinco minutos após o fechamento dos portões e não consegui fazer a prova”, relatou a militar Louise Michele Cavalini, de 31 anos.
Durante coletiva na Enap, a ministra destacou que a aplicação das provas em todas as 228 cidades previstas transcorreu de forma tranquila, graças ao esforço de órgãos federais e estaduais. “O processo foi organizado e seguro, refletindo o comprometimento de todos os envolvidos”, disse Esther Dweck.
O calendário segue com etapas de verificação de autodeclaração e deficiência até março. O resultado final dos aprovados, incluindo vagas imediatas e lista de espera, será divulgado em 20 de fevereiro, com início das convocações para cursos de formação e posse em 16 de março.

