Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Opinião Domingo, 13 de Outubro de 2019, 13:15 - A | A

Domingo, 13 de Outubro de 2019, 13h:15 - A | A

Opinião

Ações que fortalecem a família!

Por Wilson Aquino*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

A família brasileira, assim como a economia e a política do país, atravessa sua maior crise por não encontrar uma saída para se recuperar, se fortalecer e prosperar. Os cônjuges, por negligência, incompetência ou por força das circunstâncias, não têm conseguido superar os obstáculos, naturais ou não, que surgem no caminho.

Divulgação

Wilson Aquino - Artigo

Wilson Aquino

 

Como consequência, temos assistido, estarrecidos, os mais variados danos aos seus membros. Nos lares, os “prejuízos” vão desde simples e constantes desentendimentos, a brigas, violência, vícios, separações e até, infelizmente, morte.

Quando males se instalam no seio da família, ela precisa reagir. Precisa se unir e lutar para que a paz, a alegria e a harmonia voltem a reinar no lar.

Marido e mulher sábios buscam primeiramente a ajuda de Deus para encontrar ou reencontrar o bom caminho. A comunhão com Ele, por meio de ação e oração feita de maneira especial pelo casal, tem grande poder.

Há que se ressaltar o que o Senhor garante, por intermédio das Escrituras Sagradas, que onde dois ou mais estiverem reunidos em seu nome, ali Ele estará. Logo, seria muito melhor a oração do casal ou da família. Seus membros precisam também fazer cada um a sua parte da melhor maneira possível visando alcançar estabilidade e entendimento.

Poucas famílias têm o hábito de sentar para conversar branda e construtivamente sobre os problemas que enfrentam dentro e fora de casa, buscando juntos as soluções. Ressalta-se que o simples fato de procederem dessa forma, procurando estabelecer um diálogo, ouvindo e dando opinião, proporciona no lar um benefício importantíssimo para todos os seus membros, independentemente das soluções que encontrarem.

De fato, é fundamental primeiramente melhorar a comunicação, com Deus e entre seus membros. Desliguem os celulares, a televisão, desliguem tudo e voltem-se uns aos outros e procurem ouvir, mais do que falar. Aos pais, ouçam seus filhos. Aos filhos, ouçam seus pais. Respeitem a forma como cada um vê as coisas, o mundo, e procure ajudar com amor e carinho. Procurem resolver seus problemas sem ataques, desenvolvendo um relacionamento de confiança.

Oportunas algumas dicas e sugestões encontradas num livreto de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que ajudam, e muito, no fortalecimento da família:

- Reservem tempo uns para os outros e valorizem cada minuto;
- Reservem uma noite por semana (sem TV...) para desenvolverem atividades em família;
- Façam as refeições juntos e envolvam-se nas atividades dos filhos;
- Ajudem os filhos a desenvolverem seus talentos;
- Tornem as tarefas divertidas;
- Expressem seus sentimentos com palavras;
- Pensem antes de falar, especialmente em momentos de confito;
- Deem responsabilidades a seus filhos e sejam um bom exemplo;
- Ajudem seus filhos a estabelecerem metas;
- Prestem serviço ao próximo juntos;
- Valorizem as tradições da família e tomem cuidado com o que entra em sua casa;
- Estabeleçam momentos de ensino;
- Envolvam os filhos nas decisões da família e, por fim, ensinem os valores da família.

 

 

*Wilson Aquino
Jornalista e Professor
[email protected]

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS