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Nacional Terça-feira, 23 de Março de 2021, 09:51 - A | A

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Agronegócio

STF suspende a construção da Ferrogrão a pedido do PSOL, e prejudica o Agronegócio Brasileiro

Aprosoja-Mt emitiu nota desaprovando a decisão

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/STF

STF suspende a construção da Ferrogrão e prejudica o Agronegócio Brasileiro

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF)

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes anunciou no último dia 15 de março, a suspensão dos efeitos da Lei 13.452/2017. A decisão foi instituída em decorrência da Medida Provisória 758/2016, e de processos relacionados à Ferrogrão.

 

A Lei 13.452, em vigor desde o governo do ex-presidente Michel Temer, prevê a alteração dos limites do Parque Nacional do Jamanxim, localizado nos municípios de Itaituba e Trairão, no estado do Pará. Com a alteração, cerca de 862 hectares serão excluídos do parque e destinados ao projeto da Ferrogrão (EF-170) e para a ampliação da BR-163.

 

No texto, o ministro enfatiza os processos em trâmite na Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), no Ministério da Infraestrutura e no Tribunal de Contas da União (TCU). Após Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6553, promovida pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), foi concedida pelo STF uma medida cautelar. 

 

Em contrapartida, o projeto da Ferrogrão é esperado há anos pelos empresários do agronegócio. A partir da construção da estrada de ferro, está previsto a ligação entre o município de Sinop no Mato Grosso e os portos fluviais de Miritituba, distrito de Itaituba Pará, nas margens do rio Tapajós, o projeto construirá um traçado de 933 quilômetros paralelo à rodovia BR-163.

Alberto Ruy/Ministérios dos Transportes/Flickr

STF suspende a construção da Ferrogrão e prejudica o Agronegócio Brasileiro

Ferrovia prevê ligação entre os estados do Pará e Mato Grosso

Em resposta à decisão, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) divulgou uma nota desaprovando a medida do STF, para a associação a obra da ferrovia é essencial para desenvolvimento do setor, além de gerar menor impacto ambiental.

 

Presidente da Aprosoja, Fernando Cadore destaca que a decisão contrapõe o momento atual do país, tendo em vista a crise econômica em decorrência da pandemia da covid-19. Para Cadore a Ferrogrão trará benefícios à população. “Num momento onde toda sociedade está sendo impactada com o aumento no custo de vida, tendo em vista os inúmeros reajustes nos preços dos combustíveis, e a dependência quase única e exclusiva do modal rodoviário, não poderia ser mais inoportuna esta decisão”, afirmou o presidente.

 

A Aprosoja-MT considera monocrática a decisão do Ministro e argumenta que ‘o Supremo Tribunal Federal está perdendo sua essência, de ser uma corte colegiada’. 

 

“Entendemos que a independência judicial é um pré-requisito do estado de Direito e uma garantia fundamental de um julgamento justo, mas decisões importantes que impactam os setores econômicos e a sociedade, por bom senso, deveriam ser submetidas ao pleno colegiado do Tribunal”, ressaltou a Associação.

 

A Procuradoria Geral da República (PGR) entrou com um pedido de suspensão da medida tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, ação que foi elogiada pela Aprosoja-MT. Conforme o comunicado, o procurador-geral Augusto Aras defende que as obras não causarão danos ambientais, visto que o projeto será licenciado e fiscalizado pelos órgãos governamentais competentes.

 

Em nota a Aprosoja-MT destacou um trecho do parecer de Augusto Aras com intuito de endossar seu argumento. “Além da consequente redução na emissão de poluentes originados pela circulação de caminhões de transporte de cargas, não viola, mas, ao contrário, concretiza o princípio do desenvolvimento sustentável, uma vez que não se visualiza prejuízo ambiental relevante ocasionado pela pequena redução da área de proteção ambiental em relação ao desenvolvimento econômico proporcionado pela construção da ferrovia”, enfatiza o comunicado. 

 

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JFOLIVEIRA 25/03/2021

Desde que BOLSONARO assumiu a Presidência do País, o STF esqueceu a sua verdadeira finalidade e só vem intervindo e atrapalhando o Governo Federal. Os processos onde eles têm que intervir, estão ENGAVETADOS ou ESQUECIDOS e quando escapa algum, eles com sua linguagem jurídica, aprendidas nos bancos da faculdade, fazem o teatro dos 11 e a sentença é o eles bem entendem.

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Ivan de Souza Lopes 25/03/2021

Essa decisão, monocrática, a pedido de um partido que tem pouca representatividade, aumenta custos para o agronegócio, única coisa que está mantendo o país de pé. Um verdadeiro absurdo, vamos ver se o pleno suspende essa insensatez.

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Flávia Millás Miranda 24/03/2021

o fim da picada, quando podem ferrar o Brasil, passam por cima de qualquer um

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Haroldo Ribeiro 24/03/2021

essa ferrovia tem trêta ! falou-se em beneficiar a população ??? conversa fiada.vai beneficiar o agronegocio.enriquecer ainda mais os produtores.vai baratear a frete internacional,fazendo assim aumentar ainda mais os preços do mercado interno, que já está no limite !

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Paulo 23/03/2021

STF ajudando a destruir o Brasil, acho que essa gente não é brasileira.

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5 comentários

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