Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Nacional Terça-feira, 27 de Outubro de 2020, 12:35 - A | A

Terça-feira, 27 de Outubro de 2020, 12h:35 - A | A

Dia da Saúde Bucal

Serviços odontológicos são levados a indígenas

Atividades coletivas, orientações e atendimentos fazem parte do calendário de ações da SESAI nas aldeias

Elaine Silva
Capital News

Marlon Ganassin/PMCG

cirurgião-dentista, dentista, odontólogos, odontologia, saúde boal

Ação faz parte do Dia Nacional da Saúde Bucal

 

Por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), o Ministério da Saúde, levou os serviços odontológicos no âmbito da Atenção Primária às aldeias. Atividades coletivas, orientações e atendimentos fazem parte do calendário de ações da SESAI.  

 

Os tratamentos odontológicos são realizados mesmo em localidades remotas e de difícil acesso, onde não há consultório odontológico ou estabelecimentos de saúde. Nas aldeias que não possuem estabelecimento de saúde, a equipe pode contar com o apoio das Unidades Odontológicas Móveis ou com consultórios odontológicos portáteis do tipo maleta.

 

A SESAI conta atualmente com 469 cirurgiões-dentistas, 357 consultórios odontológicos fixos completos, 213 Consultórios Odontológicos Portáteis, 33 Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e dois consultórios odontológicos instalados em embarcação. Os profissionais das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), principalmente os cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal, além dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS), realizam ações coletivas e individuais nas terras e territórios indígenas. As atividades levam em consideração os aspectos epidemiológicos, culturais, sociais e econômicos das populações indígenas. 

 

Apenas no ano passado, foram realizados quase 1,3 milhão de procedimentos clínicos individuais preventivos e curativos, maior número desde a criação da SESAI, em 2010, conforme o Ministério da Saúde. Entre 2015 e 2019, o número total de atendimentos odontológicos subiu 138%, passando de 241 mil para 573 mil no período. A cobertura de primeira consulta odontológica programática cresceu 172%, passando de 17% para 46% nesse intervalo de tempo. O número de escovações dentais supervisionadas também teve aumento: saiu de 433 mil em 2015 para quase 1,1 milhão no ano passado, um incremento de 153%.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS