Campo Grande Segunda-feira, 27 de Maio de 2024


Meio Ambiente Terça-feira, 25 de Novembro de 2008, 10:22 - A | A

Terça-feira, 25 de Novembro de 2008, 10h:22 - A | A

Turismo discute oportunidades e desafios para realização da Copa

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

As oportunidades geradas para a indústria do turismo com a realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014, no Brasil. Este é o tema do 10º Congresso Brasileiro da Atividade Turística – Cbratur, que acontece hoje (25/11) no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O evento organizado pelas Comissões de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados e de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado pretende debater com representantes do trade as inúmeras oportunidades de desenvolvimento setorial e os desafios da realização da Copa para o Brasil.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto lembra que a Copa no Brasil "será uma oportunidade única para o país mostrar ao mundo sua diversidade de atrativos e o seu grande potencial não apenas para o esporte, mas principalmente como destino turístico".

Representantes das Frentes Parlamentares do Turismo e do Esporte, em parceria com o Sistema Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-SESC-SENAC pretendem discutir questões como a acessibilidade, a oferta hoteleira e a qualidade dos serviços turísticos para realização do evento.

Na opinião do presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, é preciso estabelecer programas de desenvolvimento turístico qualitativo das cidades que vão sediar os jogos e dos destinos turísticos conexos com sua área de abrangência.

"Precisamos urgentemente de promover melhorias nos aeroportos para atendimento a um fluxo maior de passageiros, pois muitos estão com suas capacidades saturadas, assim como melhorar a malha rodoviária e ferroviária sem esquecer o investimento em segurança pública, na rede hoteleira e transportes públicos".

O dirigente defende também maior capacitação de profissionais dos diversos segmentos do turismo; certificação de profissionais do turismo visando estabelecer um padrão de excelência; fortalecimento empresarial das agências de viagens receptivas e a adequação das infra-estruturas turísticas em padrões internacionais.

Já o presidente da Câmara Empresarial de Turismo, Norton Lenhart e da FNHBRS cabe aos empresários e representantes do setor turístico brasileiro associar o sucesso do evento à implantação de políticas públicas de incentivo ao setor. "Aém, é claro, da qualificação e capacitação dos profissionais do turismo, resume.

Ao final do encontro será apresentado o documento "Contribuições da Cadeira Produtiva do Turismo para a Organização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014", produzido pela Câmara Brasileira do Turismo da CNC, órgão colegiado que reúne 21 entidades associativas e empresariais ligados ao trade turístico nacional.

Programação
Local: Auditório Nereu Ramos – Câmara dos Deputados – Brasília.
9h -10h – Credenciamento.
10h às 12h – Solenidade de Abertura.
13h30 às 15h – Painel 1 – Turismo e Grandes Eventos Esportivos, com o ministro Luiz Barretto.
15h às 17h – Painel 2 – Políticas Públicas e Projetos Legislativos para Copa 2014, com o ministro dos Esportes, Orlando Silva Jr.
17h30 – Apresentação do Documento "Contribuições da Cadeia Produtiva do Turismo para Organização da Copa do Mundo no Brasil em 2014".
18h – Solenidade de encerramento pelos Presidentes das Comissões de Turismo e Desporto e Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo.

(Fonte: Mercado e Eventos)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS