Campo Grande Segunda-feira, 20 de Maio de 2024



Meio Ambiente Terça-feira, 18 de Novembro de 2008, 11:18 - A | A

Terça-feira, 18 de Novembro de 2008, 11h:18 - A | A

Plano de Mudanças Climáticas fica pronta até o fim do mês

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O primeiro Plano Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) estará pronto no final de novembro, segundo o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e será apresentado na Conferência do Clima da ONU, que será realizada na Polônia em dezembro.

“Ainda não será o ideal. O ideal será a revisão do plano no ano que vem, pois já teremos um inventário das emissões (de gás carbônico) atualizadas. Estamos trabalhando com um inventário muito antigo, de quinze anos atrás. Esse será um instrumento constante de defesa das nossas matas e pulmões”, disse Minc na segunda-feira (17) durante a abertura da Semana Nacional da Mata Atlântica, realizada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

A primeira versão do Plano foi submetida a audiências públicas durante todo o mês de outubro, inclusive pela internet. O Grupo Executivo do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima, formado por representantes de 16 ministérios e integrantes do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, está avaliando e incorporando as sugestões recebidas que deverão contribuir para a elaboração do documento.

O Plano Nacional reúne ações que serão colocadas em prática em todo o país para combater as mudanças globais do clima e preparar o Brasil para as conseqüências dessas alterações.

Entre os objetivos do plano estão previstos: o crescimento de 11% ao ano na participação do etanol na matriz energética brasileira, o aumento de 20% na co-geração de energia (aproveitamento do vapor das fábricas para geração de energia elétrica) e que em 2015 o país esteja plantando mais árvores do que cortando. (Fonte: Agência Brasil)

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS