Campo Grande Segunda-feira, 20 de Maio de 2024



Meio Ambiente Sexta-feira, 14 de Novembro de 2008, 17:09 - A | A

Sexta-feira, 14 de Novembro de 2008, 17h:09 - A | A

ONU pede ao G-20 adesão ao \'new deal ecológico mundial\'

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) pediu nesta quinta-feira (13) aos líderes do G-20 uma adesão ao "new deal ecológico mundial" durante a reunião de cúpula centrada no sistema financeiro internacional do próximo sábado (15), em Washington.

"No contexto da crise financeira, é preciso pensar com rapidez. Pedimos que na reunião do G20 se integre um 'new deal' ecológico mundial", declarou à imprensa em Pequim Achim Steiner, secretário-geral adjunto da ONU e diretor executivo do Pnuma.

Há alguns meses, o Pnuma lançou esta iniciativa econômica, que para as Nações Unidas representa "uma oportunidade histórica para relançar a economia e o emprego" investindo no meio ambiente.

O nome "new deal" é uma referência ao grande plano aplicado nos Estados Unidos durante a presidência de Franklin D. Roosevelt para ajudar o país a se recuperar da grande crise econômica dos anos 30.

Steiner não nega a necessidade de liberar bilhões de dólares para resgatar a economia da profunda crise, mas disse considerar "incrível que o mundo não tenha sido capaz de mobilizar alguns bilhões para tratar dos problemas do aquecimento global.

"Talvez compreendam porque pedimos um modelo muito diferente para resolver estas questões", completou. (Fonte: Yahoo!)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS