Segunda-feira, 27 de Maio de 2024


Meio Ambiente Segunda-feira, 01 de Dezembro de 2008, 18:48 - A | A

Segunda-feira, 01 de Dezembro de 2008, 18h:48 - A | A

Luiz Barretto diz que crise levou a um crescimento de 20% no turismo doméstico

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, afirmou que a crise da economia mundial gerou um aquecimento no turismo doméstico e queda nas vendas dos pacotes internacionais, levando o mercado a uma nova conjuntura em função da alta do dólar.

As declarações foram feitas hoje (01/12) durante a solenidade de abertura do Fórum Legislativo para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo Brasileiro que acontece em Aracaju. "Se por um lado tivemos uma queda de 30% na venda de pacotes para o exterior, por outro lado o turismo doméstico está sendo altamente favorecido com esta nova conjuntura e já podemos afirmar que houve um crescimento de pelo menos 20% na venda de pacotes nacionais", afirmou.

Barretto também aproveitou a oportunidade para falar dos planos do Turismo para o Verão 2008/2009 e as perspectivas do Turismo Brasileiro em 2009, que segundo ele devem favorecer o turismo doméstico. O ministro também lembrou que a Copa do Mundo em 2014 "será uma janela de oportunidades" para projetar a imagem do país no exterior.

O Fórum acontece no Centro de Eventos do Starfish Ilha de Santa Luzia em Aracaju. O evento é promovido pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara (CTD) presidida pelo deputado Albano Franco, presente ao evento. Além do ministro participaram da solenidade de abertura o governador de Sergipe, Marcelo Deda, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, o presidente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais e Dirigentes de Turismo, Bismark Maia, além do secretário estadual de Turismo, João Gama.

O evento está divido em quatro painéis que vão tratar de temas como "Medidas de combate à crise econômica pelo governo brasileiro", "A Copa do Mundo de 2014, oportunidades para o turismo brasileiro"; "Efeitos da crise econômica mundo no turismo brasileiro" e "Planos do turismo para o verão 2008/2009". O primeiro painel foi apresentado pelo ministro das Relações Institucionais, deputado federal José Múcio, falou sobre as "Medidas de Combate à Crise Econômica pelo Governo Brasileiro".

O segundo painelista foi o presidente da Confederação brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, que abordou o tema: "A Copa do Mundo de 2014 – Oportunidades para o Turismo Brasileiro". Em sua abordagem o dirigente lembrou os inúmeros benefícios obtidos não apenas para o esporte mas também para o turismo através da projeção da mídia internacional "como aconteceu recentemente na última Copa na Alemanha".

No terceiro painel sobre os "Efeitos da Crise Econômica Mundial no Turismo Brasileiro" a professora Maria de Lourdes Rollemberg Mollo, da UNB, e o secretário nacional de Políticas do Turismo, Airton Nogueira Pereira Junior, do Ministério do Turismo falaram sobre os desafios do setor para 2009. (Fonte: Mercado e Eventos)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS