Campo Grande Sábado, 18 de Maio de 2024



Meio Ambiente Segunda-feira, 01 de Dezembro de 2008, 14:01 - A | A

Segunda-feira, 01 de Dezembro de 2008, 14h:01 - A | A

Brasil deve reduzir desmatamento entre 30% e 40% até 2017

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Plano Nacional de Mudança do Clima traz, pela primeira vez, metas para redução de emissões de gás carbônico pelo Brasil, principalmente as provocadas pelo desmatamento.

De acordo com o plano, que será assinado daqui a pouco pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidade no Palácio do Planalto, até 2017 o país deve diminuir o desmatamento entre 30% e 40%. Essas metas poderão evitar a emissão de 4,8 bilhões de toneladas de dióxido de carbono.

No Brasil, o desmatamento é responsável por 75% das emissões de gases causadores do efeito estufa. O cálculo para a queda da devastação leva em conta metas avaliadas a cada quatro anos.

Em entrevista antes da assinatura do plano, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, ressaltou que a definição de metas – que enfrentava resistência no governo brasileiro – só foi possível “porque mudou a relação política dentro do governo para isso”. Segundo ele, também "mudou a percepção da sociedade e da academia sobre o tema”. O plano deve ser uma das cartas na manga do Brasil durante a negociação de um novo acordo global sobre o clima, que começou hoje (1º) em Póznan, na Polônia. (Com informações da Agência Brasil)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS