Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 08 de Maio de 2025


Política Quinta-feira, 08 de Maio de 2025, 12:28 - A | A

Quinta-feira, 08 de Maio de 2025, 12h:28 - A | A

Fumaça Branca

Novo papa é eleito e anúncio oficial deve ocorrer em breve

Cardeais encerram conclave e aguardam anúncio oficial do líder

Viviane Freitas
Capital News

Na tarde desta quinta-feira (8), por volta das 13h no horário de Brasília, a fumaça branca subiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, confirmando que os cardeais chegaram a um acordo para eleger o novo papa. O conclave contou com 133 cardeais eleitores, e o escolhido alcançou pelo menos dois terços dos votos, somando 89 ou mais indicações. A escolha ocorre no segundo dia de votação, iniciado na quarta-feira (7).

Os sinos da Basílica de São Pedro também anunciaram a decisão, mas o nome do novo pontífice ainda não foi divulgado. A expectativa é que, nas próximas horas, o cardeal protodiácono faça o anúncio oficial com a tradicional frase em latim: “Habemus Papam”. Logo após, o novo líder religioso aparecerá na sacada para apresentar-se aos fiéis.

Cerca de 30 a 60 minutos depois da fumaça branca, o novo papa deve fazer sua primeira bênção pública, conhecida como Urbi et Orbi (“à cidade e ao mundo”), na varanda central da Basílica de São Pedro. Milhares de pessoas já estão reunidas na praça, enquanto milhões acompanham a escolha pela TV e internet ao redor do mundo.

• Saiba mais sobre a morte do Papa Francisco

O novo papa assume a liderança de mais de 1,4 bilhão de católicos em um momento desafiador, marcado por questões como perda de fiéis, pedidos de modernização, denúncias de abusos, direitos das mulheres e mudanças climáticas. Entre os cotados, estavam cardeais da Europa, América Latina, Ásia e África, mas agora resta saber qual deles foi o escolhido para comandar a Igreja Católica.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS