Campo Grande 00:00:00 Sábado, 26 de Julho de 2025


Interior Terça-feira, 24 de Março de 2009, 16:12 - A | A

Terça-feira, 24 de Março de 2009, 16h:12 - A | A

Vale lança programa de educação ambiental em Corumbá

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Vale, em parceria com as secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Cultura de Corumbá e Ladário, universidades e escolas municipais, lançou hoje, 24 de março, o Programa Convivência. Iniciativa pioneira na região, o programa investe na educação ambiental tendo como principal objetivo a formação de cidadãos por meio não só da promoção do conhecimento como, também, pelo reconhecimento das localidades onde vivem e da atuação de uma indústria tão importante para a região, como a mineração. O programa é desenvolvido a partir de três eixos principais, o Cultural, o Institucional e o Pedagógico. Cerca de 2 mil pessoas, entre estudantes, professores e familiares dos dois municípios serão diretamente beneficiados pela iniciativa, durante este ano.

Por meio de diálogos e diagnóstico realizados durante os meses de janeiro e fevereiro de 2009, por 8 profissionais da Compreender - empresa especializada em pedagogia - junto às escolas municipais e educadores da rede pública de ensino dos dois municípios, o programa é uma oportunidade de trabalhar a educação ambiental voltada para a qualidade de vida das populações próximas à Vale. A meta é educadores e alunos participarem de um movimento de formação que permitirá, a ambos, atuarem como sujeitos do processo de construção do conhecimento. É importante fomentar atitudes que façam parte do dia-a-dia do aluno para que se estabeleça, em sua formação, parâmetros de conduta que visem à sustentabilidade.

O programa considera os públicos externo e interno. A primeira parte, referente ao público externo, atende a comunidade escolar básica, professores e alunos do ensino fundamental e médio, pais de alunos, comunidade universitária e comunidade urbana tanto do município de Corumbá quanto de Ladário.

A segunda parte tem como principal público a comunidade formada pelos empregados da Vale na região em todas as áreas administrativas e operacionais.

Para complementar o processo, o programa buscará compreender como ocorre a interação do homem com o meio e o que significa conviver com a mineração e todas as outras atividades econômicas da região. Buscará, também, unir desenvolvimento e meio ambiente como fonte de pesquisa para a preservação, conscientização e sustentabilidade.(Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS