Campo Grande 00:00:00 Domingo, 28 de Setembro de 2025


Interior Sexta-feira, 05 de Setembro de 2008, 13:24 - A | A

Sexta-feira, 05 de Setembro de 2008, 13h:24 - A | A

Funai suspendeu estudos no MS das áreas indígenas até dia 15

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Fundação Nacional do Índio (Funai) suspendeu o processo de estudos para demarcação de novas áreas indígenas na região sul do Estado seja suspenso até o dia 15 de setembro, data em que está prevista a vinda do presidente nacional da Funai, Márcio Augusto Meira. A informação foi dada pelo governador André Puccinelli hoje de manhã.

A suspensão foi pedida pelo governador, com intermediação da Casa Civil. Puccinelli diz que a reunião do dia 15 possa contemplar os interesses de todos os grupos que vivem e produzem na região sul. “Os índios merecem respeito e proteção, assim como os agricultores familiares, sindicatos de trabalhadores rurais e fazendeiros”, afirmou. Na região inicialmente indicada em portaria da Funai para estudos de demarcação residem cerca de 8,7 mil famílias de pequenos agricultores.

A medida é válida apenas para os estudos antropológicos das áreas da região sul de Mato Grosso do Sul, mas foi pedida que seja extensiva ao caso da região de Miranda e Aquidauana. Puccinelli ainda não recebeu resposta da Funai sobre essa solicitação. Há duas semanas a Fazenda Petrópolis, de propriedade do ex-governador Pedro Pedrossian, localizada em Miranda foi invadida por índios da Aldeia Cachoeirinha.

Um mandado judicial já determinou a reintegração de posse, mas até agora não foi cumprido. Uma portaria da Funai, de abril de 2007, atesta que parte da fazenda faz parte de território indígena. Com informações do governo do Estado. (Com informações da Tv Morena)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS