Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 24 de Julho de 2025


Interior Segunda-feira, 03 de Dezembro de 2012, 12:19 - A | A

Segunda-feira, 03 de Dezembro de 2012, 12h:19 - A | A

Expocidades reúne as principais lideranças de MS

Fernanda Kintschner - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Começou nesta segunda-feira (03) o ExpoCidades, um congresso para o desenvolvimento dos municípios, que visa dar orientação a prefeitos eleitos e reeleitos sobre o verdadeiro potencial econômico das cidades e Estado.

O governador André Puccinelli, presente ao evento, colocou publicamente à disposição dos prefeitos eleitos seu secretariado e assessores para que assumam eles com segurança de que tenham todas as informações necessárias para fazer um bom mandato.

“Onde falta pão, tem discussão. Então estamos à disposição para que assumam tranquilos e possam estar de olho com o que está em andamento, inclusive essa falta de repasses federais que interferem na economia”, disse o governador se referindo a baixa de repasses pelo Fundo de Participação dos Municípios, devido a redução do IPI.

Durante o encontro entre o setor produtivo e as 79 prefeituras municipais de Mato Grosso do Sul, os eleitos terão oportunidade de capacitação tanto prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças públicas e privadas e técnicos sobre a Lei Geral com foco nos eixos Uso do Poder de Compra, Empreendedor Individual, Desburocratização e Agentes de Desenvolvimento.

O senador Waldemir Moka (PMDB), enfatizou aos prefeitos para que se organizem para obter recursos federais, melhorando a gestão. “Vocês precisam ter uma assessoria forte. Estou com muita emenda e não acha prefeitura para repassar o recurso!”, brincou o senador.

Moka também ressaltou que uma assessoria jurídica deve ser pensada, já que o Ministério Público Estadual cobra de muitos prefeitos quanto a irregularidades no executivo. “É fundamental não cometer irregularidades para melhorar a gestão. Senão o Ministério Público já divulga o fato e a imagem dos prefeitos ficam prejudicadas por questões que poderiam ter sido evitadas”, destacou.

O evento é promovido pela Fiems, Famasul, Fecomércio-MS, Sebrae-MS e Assomasul e promoveu um debate no formato talk show, mediado pelo jornalista Heraldo Pereira, apresentador do Jornal Nacional, da Rede Globo para esclarecer perguntas dos prefeitos.

Delcídio do Amaral, senador por Mato Grosso do Sul, afirmou em seu discurso que a população cobra eficiência. “Precisamos alavancar o desenvolvimento do Estado e isso também é papel das prefeituras. A população cobra bom atendimento, cobra respeito pelo executivo, cobra transparência, então é preciso racionalização disso”, enfatizou o senador.

Para o presidente da Fecomércio-MS, Edison Araújo, as prefeituras tem que abrir mais espaço aos empresários e desburocratizar o sistema. “Tem prefeito que nem recebe o empresário que quer investir na cidade. A prefeitura tem que abrir esse espaço prontamente, desfazer entraves que dificultam para que o empresário possa trazer benefícios para sua cidade”, explicou.

O Sistema S, composto por Sebrae, Senai, Sesi, Sesc e Senac estão à disposição dos municípios para considerar investimentos futuros e assessorias que os levem inovação e crescimento. Sérgio Longen, presidente da Federação das Indústrias (Fiems) destacou que fará uma parceria com a Assomasul, no sentido de ampliar a comunicação com as prefeituras para que eles possam achar na associação um intermédio com o Sistema S.

Serviço: o evento continua amanhã no mesmo horário, das 8h às 18h, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco. A entrada é franca.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS