Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 24 de Junho de 2026


Interior Sexta-feira, 11 de Março de 2011, 11:27 - A | A

Sexta-feira, 11 de Março de 2011, 11h:27 - A | A

Estradas detonadas em Dourados chegam a 1000 km

Valquíria Oriqui - Capital News - (www.capitalnews.com.br)

Não só as ruas, mas as estradas vicinais de Dourados também estão um caos. De acordo com último levantamento da Secretaria de Obras do município, cerca de 1 mil quilômetros estão praticamente intransitáveis em época de chuva. Enquanto, em anos anteriores, as estradas não passavam por manutenção satisfatória e contínua, o rombo nos investimentos da Secretaria chegava a R$ 11 milhões, segundo relatório do Ministério Público Estadual em ação originária da Operação Uragano da Polícia Federal.

O recurso supostamente desviado daria para recuperar todas as estradas e boa parte das ruas esburacadas de Dourados, que diariamente ameaçam a integridade do condutor. O atual secretário de Obras, Jorge de Lúcia, diz que a maior preocupação no momento é unir forças para evitar prejuízos maiores na agricultura.

Segundo ele, além das chuvas em excesso que castigam principalmente na colheita da soja, os produtores estão tendo que lidar com estradas em péssimas condições. “São caminhões e máquinas que estragam, ficam atolados e sem condições de cumprir a meta. Tudo isto é prejuízo para o produtor e reflete na economia da cidade", destacou.

Por conta disso, Jorge de Lúcia disse que já na próxima segunda-feira (14) vai até a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), acompanhado do secretário de Serviços Urbanos, Jorge Roberto Martins de Araújo, para buscar uma solução ao impasse. A estratégia inicial, segundo De Lúcia é garantir a manutenção de todas as estradas com economia nas despesas. Para isto, a prefeitura pretende igualar os valores que são pagos pelo Estado, para não haver divergência de preços. “Queremos trabalhar de forma transparente”, disse. Segundo ele, a região mais crítica nas estradas é a que compreende os distritos Guassu e Formosa.

Em relação ao asfalto esburacado, o secretário de Serviços Urbanos, Luiz Roberto de Araújo garante que a partir da próxima semana a prefeitura iniciará uma série de operações de tapa-buracos. Ele não quis dar maiores detalhes, informando que todas as decisões sobre o assunto serão tomadas na próxima segunda-feira.

Enquanto Dourados passa por uma série de problemas, o Ministério Público Estadual, com base em relatórios da Controladoria Geral da União (CGU), detectou um rombo R$ 11 milhões na Secretaria de Obras do município de Dourados. Os prejuízos, segundo o MP, foram causados durante a gestão do então prefeito Ari Artuzi em esquema de fraudes. Por causa disso, cinco servidores públicos apontados como “colaboradores”, além de empresários que supostamente pagariam propina ao grupo, terão que devolver cada um a quantia de R$ 1,3 milhão. (Dourados Agora)

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS