A tarifa de R$ 2,50 para o transporte coletivo passa a valer a partir de hoje (1º), em Dourados. O decreto autorizando o aumento foi publicado no Diário Oficial de quinta-feira (29). A correção foi de 9%, sobre o valor anterior que era R$ 2,30.
A prefeitura informou que o valor autorizado foi inferior ao solicitado pela Medianeira Transportes. A empresa alega que foi insuficiente e não supera a inflação dos últimos dois anos sem reajuste da tarifa. O anúncio provocou protestos de estudantes universitários esta semana. Eles reclamam da qualidade do serviço prestado pela Medianeira.
O gerente geral da empresa, Marcelo Soccol, se defende lembrando que no período de dois anos a empresa renovou 20% da frota. Além disso ocorreu aumento de combustível e serviços mecânicos, entre outras despesas. Ele acrescenta que a cada seis meses a frota passa por revisão e vistoria rigorosa da prefeitura. “Infelizmente não podemos evitar o desgaste do veículo e que ele venha quebrar na rua, como aconteceu com qualquer outro veículo particular”, disse.
Segundo ele, a empresa conta com uma equipe de 20 pessoas somente para fazer a limpeza dos coletivos, todos os dias. “Os ônibus são limpos por dentro e por fora todos os dias, mas não podemos evitar a poeira, já que circulam o dia inteiro por toda a cidade”, diz.
Quanto aos protesto, Soccol acha justo, pois é um direito da sociedade a livre manifestação. Hoje a empresa arca com uma gratuidade que chega a 45%. Em média são 600 passageiros por mês que utilizam o transporte coletivo em Dourados, destes, apenas 335 pagam pelo serviço. “Acredito que se não houvesse tanta gratuidade, o valor da tarifa seria infinitamente mais barata”, avaliou. (Com informações Dourdos Agora)