O presidente do Sistema Fiems, Sérgio Longen, autorizou a construção de um Centro Integrado Sesi Senai (CISS) em Aparecida do Taboado. A assinatura da ordem de serviço ocorreu na noite de ontem (8) e a obra prevista para ser entregue em novembro está orçada em R$ 4,2 milhões.
“Com o avanço da industrialização na região, essa vai contribuir para o desenvolvimento do setor no município. O CISS irá agrupar, em um único lugar, um completo espaço capaz de oferecer serviços de educação, esporte, lazer e cultura disponibilizados pelo Sesi aliados à capacitação profissional disponibilizada pelo Senai", explicou Longen.
O Centro será construído na Avenida Orlando Mascarenhas Pereira, no Bairro Jardim Primavera. Ele terá um setor administrativo com salas da administração, tesouraria, coordenação pedagógica, gerência e diretoria, além de um setor de saúde para atendimento do trabalhador da indústria com dois consultórios, uma enfermaria e uma sala de espera.
Para o ensino do Senai terão de 7 salas de aula, laboratórios de físico-químico, informática, montagem e manutenção, salas de aula de eletroeletrônica e metalmecânica. Além disso, o espaço também contará com biblioteca, academia, cantina, refeitório, pátio e praça de alimentação, bem como um estacionamento privado e público aos usuários e estudantes com mais de 200 vagas.
Para o prefeito de Aparecida do Taboado, José Robson Samara de Almeida, a Fiems o CISS na cidade deve contribuir para solucionar um dos gargalos da indústria no município, que é a falta de mão de obra qualificada.
PDR
Ainda durante a cerimônia de lançamento das obra de construção do CISS, também foi assinado o termo de adesão do município ao PDR (Programa de Desenvolvimento Regional), um novo modelo de relacionamento entre o Sistema Fiems e as Prefeituras do interior do Estado para a distribuição dos serviços oferecidos pelo Sesi e Senai.
José Robson afirmou que o compromisso firmado com a Fiems irá contar com plena participação da prefeitura, em período integral. “Nos próximo 60 dias também iremos agilizar os serviços de liberação de alvará para a construção de empreendimentos, além da implantação do sistema de renovação de alvará de funcionamento”, declarou.
Em contrapartida, o Sistema Fiems irá oferecer ao longo deste ano 400 vagas gratuitas nos cursos de eletricista predial de baixa tensão, costureiro industrial, eletricista industrial, montador de calçados, encanador instalador predial, pintor de obras, pedreiro, ajustador mecânico e pedreiro de alvenaria. Além disso, o município receberá os cursos de educação continuada do Sesi com 200 vagas gratuitas, bem como 3 mil atendimentos em saúde e apresentações dos projetos Na Ponta da Língua e Cine Sesi Cultural.