Campo Grande 00:00:00 Sábado, 04 de Outubro de 2025


Interior Sexta-feira, 29 de Agosto de 2008, 13:57 - A | A

Sexta-feira, 29 de Agosto de 2008, 13h:57 - A | A

Agepen reforça segurança nos presídios para aplicação do Enem

Da Redaçăo

No próximo domingo (31), a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) irá reforçar a segurança nos presídios para garantir a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos 194 internos inscritos este ano, tendo em vista que também haverá a visita de familiares dos reeducandos, como acontece todos os domingos.

O diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira, encaminhou ao Comando Geral da Polícia Militar ofício solicitando reforço policial nas unidades penais do Estado em que haverá aplicação do exame, durante as cinco horas previstas para a realização da prova. Também estão sendo convocados agentes penitenciários que não estarão de plantão para darem apoio no dia.

Este ano o exame será realizado em 17 presídios de Mato Grosso do Sul. Inicialmente seriam 16, mas o Estabelecimento Penal de Paranaíba conseguiu efetuar inscrição a tempo e vai ter a participação de oito internos.

Na Capital, serão avaliados 38 internos do Instituto Penal de Campo Grande e 21 do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”. No interior, o presídio com o maior número de inscritos é o de Amambai, com 23 participantes.

O Estabelecimento Penal de Aquidauana registra 11 inscritos e em Bataguassu há 14 participantes no masculino e três no feminino. Já nos estabelecimentos penais masculinos de Jateí e Naviraí são cinco e 10 inscritos, respectivamente; enquanto o presídio feminino de Rio Brilhante tem cinco inscrições e o de São Gabriel do Oeste, duas.

Em Corumbá, oito internos farão a prova, entre eles duas mulheres. Na cidade de Ponta Porã, inscreveram-se 26 detentos, sendo a metade, do presídio feminino. Em Três Lagoas, 20 vão prestar o exame, destes, 14 são homens.

Este é o segundo ano que o Exame Nacional do Ensino Médio é aplicado em presídios do Estado, registrando um aumento de 94%. Em 2007, 100 reeducandos realizaram a prova.

De acordo a chefe da Divisão de Educação da Agepen, Ivone Azevedo, a expectativa é de que no ano que vem o Enem seja realizado em todas as 23 unidades penais de regime fechado de Mato Grosso do Sul.(Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS