A série D do Campeonato Brasileiro terá início no próximo sábado (23), com a partida entre Mixto e Sampaio Correia, no estádio Presidente Dutra, em Cuiabá (MT), pelo grupo A02 da competição. A retomada acontece 28 dias após data original prevista pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Tudo começou quando o Rio Branco foi aos tribunais para poder jogar em seu estádio, o que fere as regras das Fifa, e foi excluído da Série C. Um acordo com a Justiça Desportiva e a CBF reverteu a decisão e manteve o clube na terceira divisão.
O Treze, que queria a vaga do Rio Branco, conseguiu na Justiça de seu Estado que fosse incluído na Série C. Depois, o Araguaína (TO), rebaixado, teve, da mesma forma, decisão favorável para ficar na Série C.
O Brasil de Pelotas também caiu para a Série D após perder seis pontos pela escalação irregular de um jogador, o que beneficiou o Santo André. Os gaúchos haviam obtido sucesso na Justiça. E o time paulista, então, conseguiu paralisar os campeonatos até a definição, o que também embolou a série.
No último dia 14, a CBF derrubou a liminar que a obrigava a manter o Brasil na Série C, fazendo com que o Araguaína e Rio Branco retiraram suas ações na Justiça Comum. Pela batalha jurídica, os clubes podem ser denunciados à Fifa e correr o risco de desfiliação da entidade.
A retomada da Série D só foi graças a uma decisão do presidente do STJD, Rubens Approbato, que cancelou parcialmente a liminar do Santo André que impedia o início das duas divisões, em vigor desde o dia 23 de maio, e liberou o início da quarta divisão.
Representante do Mato Grosso do Sul
O CENE (Clube Esportivo Nova Esperança), campeão estadual sul-mato-grossense de 2011 será o representante do Mato Grosso do Sul este ano no campeonato Brasileiro da série D.
O CENE está no Grupo 5 e vai enfrentar o Gurupi, de Tocantins, além dos goianos do CRAC e do Aparecidense.