Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2025


Esporte Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2025, 10:53 - A | A

Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2025, 10h:53 - A | A

Copa do Brasil 2025

Corinthians e Vasco abrem na Neo Química Arena a decisão inédita da Copa do Brasil 2025

Dorival tenta o quarto título; Diniz busca a primeira conquista nacional

Anderson Ramos Lino
Capital News

Danilo Fernandes / Arquivo Meu Timão

Corinthians 1(5) x 2 (4)Cruzeiro - Semifinal de final da Copa do Brasil 2025

Neo Química Arena promete novas emoções para os torcedores do Corinthians na decisão da Copa do Brasil

A Copa do Brasil de 2025 terá uma decisão histórica e inédita. Corinthians e Vasco da Gama começam a decidir o título nesta quarta-feira (17), às 20h30 (MS), na Neo Química Arena, em São Paulo. A grande final será disputada em dois jogos, com a partida decisiva marcada para domingo (21), às 17h30 (MS), no Maracanã, onde o campeão será conhecido.

A primeira partida da decisão terá transmissão ao vivo da TV Globo, SporTV e Premiere, além das plataformas Amazon Prime Video e GE.TV, garantindo ampla cobertura nacional.

Arbitragem definida

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu nesta segunda-feira a arbitragem do primeiro confronto da final. O gaúcho Rafael Rodrigo Klein será o responsável por comandar o duelo na Neo Química Arena, em um jogo que promete casa cheia e clima de decisão desde o apito inicial.

Caminho do Corinthians até a final

O Corinthians chega à decisão após uma semifinal dramática contra o Cruzeiro. Depois de vencer o jogo de ida por 1 a 0, em Minas Gerais, o Timão foi derrotado por 2 a 1 no último domingo, em casa. Nos 90 minutos, Arroyo marcou os dois gols do Cruzeiro, que chegou a abrir 2 a 0 e flertou com a vaga. No entanto, Matheus Bidu descontou e levou a decisão para os pênaltis, após empate em 2 a 2 no agregado.

Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Hugo Souza, que defendeu duas cobranças e garantiu a classificação alvinegra por 5 a 4.

Timão pronto para a decisão

O elenco corinthiano concluiu a preparação para a primeira final na manhã desta terça-feira (16), no CT Dr. Joaquim Grava. A atividade contou com trabalho físico na academia, aquecimento no gramado e treino tático comandado por Dorival Júnior, que ajustou a equipe para os primeiros 90 minutos da decisão. Movimentações ofensivas e finalizações também fizeram parte do treinamento.

Dorival Júnior chega à final com um feito histórico: o treinador iguala Luiz Felipe Scolari e Marcelo Oliveira como técnicos com mais decisões de Copa do Brasil disputadas. Campeão em 2010, 2022 e 2023, o comandante do Timão tenta conquistar seu quarto título e se tornar o maior vencedor da história do torneio entre os técnicos.

Matheus Lima / Vasco da Gama

Vasco - Classifica para final da Copa do Brasil 2025

Vasco elimina Fluminense e está na Final da Copa do Brasil para enfrentar o Corinthians

Vasco elimina rival e sonha alto

Do outro lado, o Vasco da Gama garantiu vaga na final após superar o Fluminense em mais um clássico decidido nos pênaltis. Após vencer o jogo de ida por 2 a 1, de virada, o Cruz-Maltino foi derrotado por 1 a 0 no Maracanã, com gol contra de Paulo Henrique, fechando o confronto em 2 a 2 no agregado.

Na disputa por pênaltis, o goleiro Léo Jardim foi decisivo. Mesmo após Fábio defender a cobrança inicial de Vegetti, o arqueiro vascaíno defendeu os chutes de John Kennedy e Canobbio, garantindo a vitória por 4 a 3 e a vaga na final.

Coutinho e o sonho do título

Principal referência técnica do Vasco, Philippe Coutinho vive a Copa do Brasil com intensidade especial. De volta ao clube que o revelou, o camisa 10 tem como grande objetivo levantar um título nacional com a camisa cruz-maltina.

“Meu grande e maior sonho no momento é ganhar um título com a camisa do Vasco. É o que me faz acordar, vir treinar e dar meu melhor a cada dia”, afirmou o meia.

Na Neo Química Arena, o Vasco contará com cerca de 2,5 mil torcedores no setor visitante, que prometem empurrar a equipe em busca de um resultado positivo fora de casa.

Tradição em jogo

O Corinthians busca seu quarto título da Copa do Brasil, após as conquistas de 1995, 2002 e 2009. Já o Vasco tenta o bicampeonato, depois de levantar a taça em 2011.

Entre os treinadores, o duelo também é marcante. Fernando Diniz, do Vasco, disputa sua primeira final de Copa do Brasil e busca o seu primeiro título nacional como treinador. Do outro lado, Dorival Júnior aposta na experiência para colocar o Timão novamente no topo.

Rafael Ribeiro/CBF

Taça da Copa do Brasil 2025

Taça da Copa do Brasil em disputa pelo Corinthians e Vasco em 2025

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS