Domingo, 19 de Maio de 2024



Esporte Quarta-feira, 08 de Maio de 2024, 14:09 - A | A

Quarta-feira, 08 de Maio de 2024, 14h:09 - A | A

Falta Pouco

Proposta do Brasil consegue maior nota para sediar Copa do Mundo Feminina 2027

Brasil alcança nota 4 enquanto candidatura concorrente recebe 3,7; Fifa escolhe país-sede no dia 18 de maio

Rogério Vidmantas
Capital News

Staff Images Woman/FwwcBR

Delegação FIFA

Delegados da Fifa inspecionam Maracanã em fevereiro

O Brasil saiu na frente na disputa pela sede da Copa do Mundo 2027 de futebol feminino. A proposta brasileira obteve a melhor nota na avaliação dos técnicos da Fifa. O Brasil conseguiu nota 4 enquanto a candidatura adversária (que conta com Alemanha, Holanda e Bélgica) atingiu a pontuação de 3,7. As informações constam no Relatório de Avaliação de Candidaturas realizado pela entidade que comanda o futebol mundial. A nota máxima da avaliação era 5.

No relatório de quase 100 páginas, os integrantes da delegação da Fifa que inspecionou o Brasil elogiaram os estádios escolhidos pelo Brasil para sediar o evento e destacaram o potencial comercial do país.

"A candidatura do Brasil oferece bons estádios, construídos especificamente e geralmente configurados para os maiores eventos internacionais, tendo recebido a Copa do Mundo de 2014. Apresenta também uma forte posição comercial, com uma combinação de potencial de arrecadação e de eficiência nos custos", informaram os executivos da Fifa no documento.

Os integrantes da delegação levaram em consideração o apoio governamental à candidatura brasileira. A equipe da Fifa visitou o país em fevereiro e inspecionou Rio de Janeiro, Brasília, Pernambuco e Salvador. A comitiva foi liderada pela neozelandesa Sarai Bareman, diretora-chefe de futebol feminino da FIFA, que também coordenou a edição do relatório.

"A CBF e o governo brasileiro demonstraram apoio à candidatura e compromisso em sediar o evento, o que é particularmente importante, já que seriam necessários certos investimentos em infraestrutura e serviços para garantir o sucesso do torneio. Por último, vale a pena notar que, se a candidatura for bem sucedida, a América do Sul seria a anfitriã da competição pela primeira vez, o que teria impacto tremendo na vida do futebol feminino da região", completou.

O relatório avalia uma série de critérios como infraestrutura, serviços, aspectos comerciais, sustentabilidade e direitos humanos. "Ficamos muito felizes com o resultado do relatório da Fifa. O documento mostra que o Brasil cumpriu com excelência as rígidas exigências do processo de candidatura", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que lidera a candidatura do país.

A Fifa vai anunciar o vencedor no dia 17 de maio, na Tailândia. Na ocasião, as 211 associações filiadas à FIFA decidem a candidatura que vai realizar a Copa do Mundo Feminina de 2027 por meio de votação aberta.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS