Campo Grande Terça-feira, 07 de Maio de 2024


Esporte Sábado, 06 de Junho de 2009, 07:32 - A | A

Sábado, 06 de Junho de 2009, 07h:32 - A | A

Maracaju recebe Enduro de Regularidade de Motos no fim de semana

Da Redação (PC)

Meio passeio, meio competição. Assim é o Enduro de Regularidade, um esporte fora de estrada que surgiu como uma forma de transformar os passeios de motos em competição. Estes passeios são chamados fazer trilhas. Praticamente desde que surgiu a moto, no inicio deste século, os motociclistas sentiram que os passeios por trilhas cruzando, riachos, campos, morros, eram tão emocionantes (ou mais) que andar por estradas. Assim foi criado o trail (Palavra inglesa com o significado de trilha), o passeio fora-de-estrada, e as primeiras competições na terra derivadas dele. Logo que as motos começaram a sair da estrada, percebeu-se que uma das vantagens deste novo esporte era justamente a fuga do lugar comum. No lugar do asfalto, a terra, num contato direto com a natureza e as belezas que as cidades esmagaram.

O termo ENDURO originalmente era utilizado no Exterior para designar a competição em circuitos abertos, por estradinhas de terra, onde vence aquele que fizer o percurso no menor tempo. Aqui no Brasil houve uma variação da modalidade. Na verdade, o esporte praticado aqui seria um rali de regularidade, onde os competidores devem obedecer a uma média pré-estabelecida para os vários trechos do roteiro.

Vence o ENDURO de regularidade aquele que conseguir se manter dentro da média horária estabelecida. Durante o percurso da prova existem os Postos de Controle (PC’s) secretos que registram a passagem e o horário dos pilotos.

Para cada segundo de atraso em relação ao tempo ideal corresponde 1 ponto perdido e para cada segundo de adiantado corresponde a 3 pontos perdidos. São tolerados alguns segundos de atraso sem perder pontos com PC. Esta tolerância depende do regulamento da prova e por categoria do piloto. No caso do piloto passar adiantamento essa tolerância não é permitida. No final, vence o piloto que perder menor número de pontos. É preciso boa dose de concentração e habilidade para manter a média. Este é o grande desafio desse esporte, e sua próxima etapa é em Maracaju “3ª Etapa do Campeonato Estadual de Enduro de regularidade”, onde aproximadamente 60 pilotos estarão participando da prova em uma pista de 75Km com muitas barreiras naturais. A largada acontecerá as 8:00hs do dia 7 (domingo) no posto Carreteiro, e a chegada se dará por volta das 12:30hs no Parque de Exposições Libório de Souza.

Além do enduro a população de Maracaju e visitantes terão a oportunidade de observar os pilotos em uma pista de habilidades, montada exclusivamente para o dia do evento, na qual os pilotos começarão a chegar por volta das 9:00hrs. Nessa pista os pilotos mostrarão toda competência em manobras para ultrapassar os obstáculos que a pista terá, simulando o enduro na natureza.

Outra grande atração é a apresentação de Freestyle com o pessoal de Campo Grande, esse final de semana promete muita emoção e adrenalina e faz parte da semana de comemoração de aniversário de 85 anos de Maracaju. O evento é realizado pelo “enduro Moto Clube” de Campo Grande e supervisionado pela FEMEMS – Federação de Motociclismo de Mato Grosso do sul.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS